Não tem como não amar as receitas da Rita Lobo, que ela publica no site e nas redes do Panelinha!

São muitas delícias, algumas bem simples de fazer. Encontramos essa sobremesa que é a cara do inverno. Olha só como a Rita a descreve: "A colher rompe a tampa do bolinho e encontra uma calda cremosa, dourada. Essa receita é um tesouro; esse bolinho é um deleite". Dá água na boca, né?

Mas preste atenção ao conselho sobre o ponto do bolinho: se ele ficar mais tempo do que deve no forno, perde a calda interior.

Então vem aprender a fazer.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

INGREDIENTES

¾ de xícara (chá) de doce de leite (200 g)

2 ovos

50 g de manteiga

¼ de xícara (chá) de açúcar

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 pitada de sal

manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar os ramequins

açúcar de confeiteiro ou cacau em pó a gosto para polvilhar

MODO DE FAZER

1. Aqueça o forno a 200 ºC. Unte com manteiga quatro ramequins de 7 cm de diâmetro e 5 cm de altura. Polvilhe com farinha de trigo e retire o excesso.

2. Numa tigela, coloque a manteiga e leve ao micro-ondas por 1 minuto para derreter. Junte o doce de leite, o açúcar e misture bem com uma espátula até ficar liso.

3. Em outra tigela, quebre um ovo de cada vez e junte ao doce de leite. Acrescente uma pitada de sal e misture bem. Acrescente a farinha, aos poucos, passando pela peneira. Misture delicadamente com a espátula para incorporar.

4. Divida a massa de bolo nos ramequins e coloque numa assadeira. Leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos. 

Atenção para o ponto: o bolinho deve crescer, e pode até rachar no centro, mas não deve assar completamente. Uma boa maneira de verificar é espetando um palito: nas bordas, deve sair limpo, porém no centro, sai molhado. Quem tem a manha na cozinha, pode dar uma chacoalhada na tigela: você vai notar que a borda está firme, mas o centro ainda se mexe. Se passar do tempo, o bolinho vai assar completamente e ficar sem a calda interior. Fique atento às características, pois os fornos são diferentes e o tempo pode variar.

5. Retire do forno, polvilhe com açúcar de confeiteiro ou cacau em pó e sirva imediatamente.


Fotos: reprodução do site Panelinha.