Já sofri preconceito, ouvi coisas que não queria, até que entendi que ninguém poderia me deixar triste pela cor da minha pele. Foi aí que comecei um trabalho de formiguinha na internet, nos lugares que frequento e aqui em casa com meus filhos. É o empoderamento do Preto. Quando tenho oportunidade, ou mesmo quando crio, digo que é importante estudar, ler livros, assistir jornais, acompanhar YouTubers inteligentes e seguir nas redes sociais pessoas com um conteúdo bacana para oferecer. 

Escrevi um livro que se chama: “João e o cabelo mais lindo do mundo”. Nele, a história central fala sobre um garoto que tem o cabelo crespo e sofre com a não aceitação, além do preconceito de algumas pessoas. Mas ao decorrer da trajetória tudo muda e o final vai te fazer refletir e se emocionar junto com o João. Levamos a bandeira da auto aceitação e a criação antirracista. 


Nicácio Belfort é pai de Ben e Lucas

Minha inspiração veio de experiências diárias. Quando escolhi escrever sobre um garoto preto que não gostava do seu cabelo por causa do bullying, levando em conta também a não aceitação, ouvi e vi relatos de meninas e meninos que passaram por um problema parecido com o do personagem principal. Espero muito que os leitores possam, após a leitura, terem atitudes antirracistas. E para aqueles que sofrem com o preconceito, que consigam superar como nosso herói, podemos dizer assim.

Com a  educação e literatura acredito que podemos tentar minimizar o racismo(ser inteligente faz a gente ser maior que qualquer estereótipo!). Fico muito feliz quanto vejo um(a) preto(a) se destacar em qualquer cenário ou trabalho. É como se um irmão meu conseguisse chegar lá. Na verdade, o sentimento de irmandade vem junto com a nossa descendência nos porões dos navios negreiros. Nossa luta é diária e ninguém tem o direito de fazer você se sentir inferior do que realmente você não é. Você é sensacional não aceite menos do que isso. O preto é a nova cor da resistência e persistência. Pense nisso!

Nicácio Belfort é autor do livro “João e o cabelo mais lindo do mundo”, pai de Ben e Lucas, e criador do perfil @amordepapaireal