Uma americana estava cansada de acontecimentos racistas no cotidiano da família e decidiu compartilhar uma lista no Facebook para demonstrar como o preconceito afeta o marido e filha. Pamela Chandler é branca e casada com um homem negro, Walter Chandler, e os dois são pais de uma menina.
A mãe conta na publicação que estava conversando com o marido e eles perceberam como a rotina dos três se moldou para evitar algumas situações. Ela conta que sempre dirige o carro ao sairem da região onde moram, pois fora dali já não se sentem seguros.
Qualquer tarefa que envolva documentos ou devoluções são feitas por Pamela, que afirma ser muito mais bem tratada do que Walter. Se é ele que leva o carrinho com as compras para o lado de fora do mercado, ela garante que as notas estejam em mãos, caso sejam parados.
Sobre a filha, a mãe explica que ao procurar por uma boneca, são 25 opções brancas e uma ou duas de brinquedos com a pele negra ou de raça mista. Ela ressalta também que as pessoas que param para elogiar o quão adorável a menina é, são as mesmas que atravessam a rua quando vêem o pai andando sozinho.
"Estou cansada e passo por isso por apenas 7 anos, imaginem como é passar a vida inteira", escreveu Pamela. No final da lista, ela reforça a necessidade de mudanças e atitudes antirracistas no dia a dia. "Nós temos uma vida maravilhosa e somos muito gratos, mas mudanças precisam acontecer."
Ao site Bored Panda, a americana disse estar feliz com a repercussão do texto que fez sobre um assunto tão importante, mas ainda se sentiu incomodada com o fato de que pessoas negras falam sobre isso sempre e não viralizam como ela.
O post já tem mais de 127 mil compartilhamentos e fez com que a família criasse um blog, "The Chandler Crew", para que continuem as "conversas sobre vida, amor, e a procura da felicidade para toda raça, crença e gênero".
Para ler a publicação completa de Pamela, clique aqui!
Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo
Leia também:
Exemplo é tudo: entenda o que você deve fazer para criar filhos antirracistas desde cedo
Mãe faz boneca igual a filha provando a importância da representatividade
Crianças que viralizaram com vídeo do abraço estampam roupas como símbolo do antirracismo