Muitas vezes recorremos a tablets ou smartphones para mantermos os filhos ocupados ou sossegados. Quem nunca? Mas, além de ficar atento ao uso excessivo das tecnologias (e à possível exposição indevida dos pequenos na Internet), é preciso lembrar que há outras coisas que entretém as crianças - e ainda colaboram para seu desenvolvimento de forma mais efetiva.
Instrumentos musicais, por exemplo.
Um estudo da Universidade de Toronto, publicado na revista Psychological Science, relacionou o desenvolvimento cognitivo com a aprendizagem de música. Durante um ano, três grupos de crianças de seis anos estudaram, separadamente, canto, piano e expressão dramática. Os que aprenderam música revelaram padrões de inteligência maiores no final.
Além disso, atividades que envolvem pais e filhos juntos contribuem ainda mais não apenas para o desenvolvimento dos pequenos, mas sua segurança afetiva. Estudo realizado no Canadá mostrou que as histórias que os pais contam para os filhos antes de eles adormecerem devem ser lidas a duas vozes. Cada um lê uma página, alternadamente. Esse método permite melhorar a capacidade de aprendizagem das crianças.