O Carnaval esse ano foi diferente e as famílias precisaram ficar em casa, para muitos, ele ainda não acabou. Por ir de segunda até quarta, muitas escolas emendam o feriado até sexta e, mesmo que as aulas estejam acontecendo de forma online e o feriado tenha sido facultativo, as pessoas acharam melhor aderir. O professor de educação infantil Igor Rodrigues, do canal Jogos em Família, ensinou algumas brincadeiras fáceis, rápidas e baratas para se fazer com as crianças neste feriado. 

Caça aos tesouros: Uma das brincadeiras sugeridas é a caça ao tesouro, muito conhecido pelas crianças, o jogo consiste em um brinde e fazer um mapa do tesouro, além de esconder pistas pela casa e sinalizar o local com um "x". Você pode ajudar seus filhos durante a busca pelos brinquedos que foram escondidos na casa. 

Oficina de máscara Carnaval: Fazer a própria máscara é uma ótima ideia para divertir as crianças e os adultos e entreter nesses dias de feriado. Para isso, uma ideia é buscar moldes na internet, imprimir e recortar o molde em um E.V.A, por exemplo. Depois que as máscaras estiverem cortadas, reúna toda a família para decorar. Com tudo pronto, é só colocar as marchinhas e curtir muito.

Guerra de balões: Essa é para quem tem crianças um pouco maiores, essa brincadeira já é conhecida entre eles, é simples e uma ótima ideia para esses dias de calor. Basta pegar bexigas, encher com água, amarrar e ir para uma área externa. Aí é só curtir e brincar com as crianças. 


Explode balão: Diferente do que o nome dá a entender, esse jogo também é com bexigas. Os pais enchem as bexigas, colocam confetes e um papel com um desafio. Quando tudo estiver pronto, todos vão para um lugar estourar os balões e realizar os desafios que acharem. 

Por Isabel Martins, filha de Heloisa e José Augusto

Leia mais:

Brincadeiras que estimulam a criança e as preparam para a voltas às aulas

Criança na cozinha: conheça os benefícios dessa atividade para o seu filho

A importância e as vantagens de incentivar o aprendizado de uma segunda língua para as crianças