A alimentação infantil é um ponto de cuidado para os pais, e nem sempre os alimentos saudáveis, são os que chamam a atenção das crianças e isso pode dificultar o momento da refeição em vários lares, mas incluir os pequenos no preparo das refeições, ajuda a melhorar essa situação, já que ele vai ter mais interesse pelos alimentos e vai aprender mais sobre eles. 

Sabemos que a cozinha não é lugar mais seguro da casa, porque tem panela no fogão, utensílios afiados e travessas de vidro, que podem machucar o pequeno em algum acidente, mas se a criança for supervisionada e os materiais que ela vai manusear forem de plástico ou silicone, ela pode sim ficar na cozinha com os pais. 

A ideia é que eles realmente coloquem a mão na massa e não fiquem só olhando os adultos cozinharem, por isso é importante que você ofereça a eles talheres e formas de silicones e vasilhas de plástico, outra vantagem, é que itens feitos com esses materiais são mais coloridos, o que aguça a curiosidade da criança. 

Quando vocês forem fazer a receita, é interessante que a mãe apresente os ingredientes que vão ser usados e explicar para os filhos o benefício de cada alimento para a saúde, mas sempre de forma lúdica. Por exemplo, se forem usar espinafre, diga a ele que a verdura o deixa forte, ao invés de falar que o alimento é rico em ferro e vitamina E. 

Cozinhar junto traz vários benefícios para os adultos e para as crianças, porque isso fortalece o laço entre eles, já que é um ótimo momento para conversar e ensinar alguns valores, se a receita escolhida for uma receita tradicional de família, a história é ainda mais significante. 

A criança aprende sobre coordenação motora, ao lavar o que foi usado, mexer na massa e misturar os ingredientes. Além de melhorar a coordenação motora, essas atividades também melhoram as habilidades manuais.

Outro ponto importante é que o pequeno aprende sobre foco e paciência, visto que para fazer uma receita, ela precisa decorar quais vão ser os ingredientes usados. E ele começa a entender que existe um tempo de preparo, um tempo de cozimento e em alguns casos, até mesmo de resfriamento. Isso vai mostrar à criança que as coisas não acontecem na hora e que nem todos os pratos ficam prontos no mesmo instante, cada prato tem seu tempo necessário de preparo. 

Por Isabel Martins, filha de Heloisa e José Augusto

Leia mais:

Comidas inspiradas em filmes infantis para você e sua família cozinharem juntos e aproveitarem

Kawaii: adorável culinária em miniatura

5 receitas para fazer com apenas 2 ingredientes!