Ensinar e disciplinar uma criança não é tarefa fácil e alguns truques básicos podem fazer a diferença na rotina em família. Não é necessário um sermão complexo, alguma filosofia cheia de explicações, nem mesmo o tão comum suborno para que seu filho entenda o que é certo. A melhor solução está no diálogo. 

Conversar é sempre uma boa opção. Você deve encontrar uma maneira de que a criança compreenda que os sentimentos dela estão sendo levados em consideração também. Muitas vezes, expressões simples e sucintas podem resolver problemas de disciplina e ainda criar essa melhor relação com familiares. Separamos 7 frases curtas para te ajudar a lidar com seu filho no dia a dia:

“Eu sei que é difícil”

Essas palavras combinadas com um olhar compreensivo e sincero podem servir para tranquilizar a criança em um momento estressante. Demonstrar que você entende que a situação não é fácil ajuda a validar o sentimento de frustração e acaba sendo mais eficaz do que uma bronca, por exemplo. 

“O que foi que eu disse?”

Faça a pergunta com sinceridade para que seu filho repita o que lhe foi dito. Assim, ele realmente se lembra do que deveria estar fazendo. 

“Tente de outro jeito”

A frase pode funcionar em vários contextos de mau comportamento. Ao ter a sensação de que tem certo controle e autonomia no que faz, a criança pode ser mais cooperativa e escolher se comportar de uma maneira diferente sem se sentir culpada. 

“Não consigo te entender assim”

Sabe aqueles momentos em que seu filho começa a usar uma voz fina e palavras enroladas? O comum é que os familiares digam algo como “Para de choramingar” ou “Fala direito” e pouco tempo depois o ato acontece mais uma vez. Troque essas expressões e diga que não o compreende. Quando a conversa voltar ao tom normal, vale a pena fazer um elogio e explicar que esse é o jeito correto.

“Como devemos fazer?”

É uma tarefa sem fim garantir que a criança esteja sempre lembrando como deve agir. Mas se ela quebrar uma regra, evite reagir com uma bronca ou algum tipo de repreensão, isso pode levar a uma resposta indesejada ou a uma discussão. Pergunte como aquilo deveria ser feito e a ajude a lembrar das formas corretas de maneira tranquila. 

“Eu te amo demais para discutir”

Tem jeito melhor de acabar com uma discussão? Quando há aquela insistência em debater algo, a briga pode durar uma eternidade. Para encerrar o assunto de modo calmo e amoroso, essa frase pode ser a solução. Seu filho percebe que não há necessidade de continuar com aquilo e segue em frente. 

“Por favor, apenas ande”

Simplesmente indicar o que a criança deve fazer pode ser a melhor alternativa. Quando você diz “Não corra!”, seu filho para o que estava fazendo e questiona o que deve acontecer em seguida. Pedir que ele ande já explica a ação seguinte.


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

A birra aumentou? Saiba como lidar em época de isolamento

"Não esquece o casaco": te damos um motivo para abandonar essa frase

O exemplo é a melhor forma de ensinar crianças pequenas