A maternidade e o medo do mercado de trabalho infelizmente ainda andam de mãos dadas para muitas mulheres. Demissões sem justa causa na volta da licença maternidade não são raras e mesmo as profissionais liberais enfrentam problemas no retorno às suas atividades (contamos os casos de Jacqueline e Betina aqui).
Como resultado disso, muitas novas mães acabam decidindo - ou precisando - empreender com um bebê nos braços. É justamente o que apontou uma pesquisa feita pela Rede Mulher Empreendedora em 2016: 75% das empreendedoras brasileiras abriram seus negócios depois de darem à luz. Na classe C o número chega a 83%.
Navegando por esse assunto, conhecemos a Gabriela Anastácia, que é jornalista, empreendedora e mãe (não necessariamente nessa ordem, como ela mesma diz). É dela a criação do Papo de Empreendedora, um perfil no Instagram pensado para trocar ideias e apoio com mães que, como ela, precisam embalar o filho com um braço e tocar uma empresa com o outro.
O projeto é recente, mas já conseguiu reunir diversas vezes mulheres (e seus bebês!) em espaços colaborativos do Rio de Janeiro. Workshops, palestras e rodas de conversa são promovidas com o objetivo de ajudar as mamães a aprimorarem suas habilidades e a terem um espaço seguro e acolhedor para dividirem suas angústias e dúvidas sobre o empreendedorismo. Nós conversamos com ela para saber um pouco mais sobre a iniciativa e sobre os planos para 2019.
Há quanto tempo existe o Papo de Empreendedora e, o que você considera a maior conquista do projeto até agora?
O Papo de Empreendedora surgiu em outubro de 2016, quando meu filhote tinha três meses apenas. Sempre fui muito ativa e participava de cursos e eventos para networking. Após a maternidade me sentia bastante solitária, então decidi criar o perfil no Instagram para compartilhar as angústias, conhecimentos e desafios do empreendedorismo materno. Por isso o lema do projeto é "para inspirar, aprender e empreender". Feito para ajudar mulheres, principalmente as mães assim como eu, a aprenderem os primeiros passos ou terem maior clareza sobre o seu negócio. Certamente a maior realização é a rede que estamos construindo, com profissionais de diferentes áreas que entendem a importância da iniciativa e se dispõem a compartilhar seu conhecimento. Também as empreendedoras que participam dos encontros, aplicam o aprendizado no dia-a-dia de suas rotinas de trabalho e ajudam na divulgação.
Nesse cenário em que empreender aparece, muitas vezes, como a melhor - ou a única - maneira de sustentar um filho, qual é a maior dificuldade que você percebe nas mulheres empreendedoras com quem o Papo colocou você em contato?
Considero dois os principais desafios para essas mulheres. O primeiro é o desconhecimento de informações jurídicas e contábeis: 24% dos novos negócios não vão pra frente nos primeiros dois anos pelas dificuldades de planejamento tributário. A nova empreendedora não tem condições de arcar com um contador, tem dificuldades em abrir uma conta de pessoa jurídica, de compreender os excessos de burocracias do país e, sinceramente, ela está mais preocupada em começar a ganhar dinheiro e sustentar a si e sua família. A segunda e mais comum é a ansiedade em querer equilibrar todos "os pratinhos": família, casa, carreira, estudos, finanças, espiritualidade, etc.
Para você e para o seu negócio, qual foi a troca mais valiosa que aconteceu até agora dentro das dinâmicas do Papo?
Ter esse espaço de empatia, acolhimento e networking. O Papo de Empreendedora é uma rede de estímulo a educação empreendedora.
O Papo já tem algum encontro, palestra ou algum outro tipo de agenda para este ano?
A ideia é fazermos três encontros próprios durante o ano (março, maio e novembro), contudo, ainda dependemos das agendas e disponibilidade dos espaços e parceiros. Tudo ainda é feito em formato colaborativo.
Existe algum plano de expansão ou alguma ideia para que mulheres de outros lugares do país possam participar? Eventos online ou lives que transmitam os encontros, por exemplo?
Fica o convite para quem ainda não conhece passar a acompanhar o perfil do Papo no Instagram, por enquanto canal oficial, e conferir tudo que rola por lá até nosso site sair do forno. O Papo de Empreendedora é meu projeto xodó, mas não gera retorno financeiro, ainda. Por este motivo acabo investimento maior parte do tempo na minha eu-gência (como Gabriela chama a agência de comunicação que toca sozinha), a Gamarc Comunicação, com foco em assessoria de imprensa, que realmente é a que paga os boletos.
Se você pudesse escolher uma dica de ouro para uma nova mãe empreendedora, qual seria?
Não se limite, fuja das comparações e invista no seu autoconhecimento. Empreender é desafio diário, solitário muitas vezes. Esteja consciente que não existe fórmula mágica para o sucesso - até porque esse conceito é individual. Tenha uma estratégia, planeje-se, estude (tem muito conteúdo positivo e gratuito na na web), coloque em ação, valide e recomece sempre que for necessário.