É domingo de manhã, você acorda com aquela preguicinha, vira pro lado, tenta dormir mais um pouco quando... lá vem seu filho, ou filhos, perguntando alguma coisa. Quem nunca?
Criança é assim mesmo: a curiosidade extravasa. A fase dos porquês, então, é hilária. Eles se repetem ao longo do dia, da noite, quando você está preparando uma comida, mexendo nas roupas, lendo um jornal ou assistindo a um filme. Por quê, mãe? Como é isso, pai?
Pois uma pesquisa veio para comprovar o que a gente sabe da vida em família: criança pergunta, pergunta e pergunta. Na verdade são, em média, 300 perguntas por dia!
O dado veio de um estudo publicado pelo site britânico Littlewoods. E mais: a pesquisa descobriu que as crianças preferem tirar suas dúvidas com as mães - e fazem isso cerca de 300 vezes por dia. Se o número parece assustador, é porque ele realmente é.
O levantamento foi feito com mil mães de crianças entre 2 e 10 anos. Com essa quantidade de perguntas na conta das mulheres, elas são mais requisitadas do que professores de escola primária, médicos e enfermeiras.
As cinco principais perguntas feitas pelas crianças britânicas são: por que a água é molhada? (35%), onde termina o céu? (34%), as sombras são feitas de quê? (33%), por que o céu é azul? (20%) e por que os peixes respiram embaixo da água? (18%).
Por mais cansativo que possa ser às vezes, os pais precisam saber lidar com esses questionamentos justamente para estimular a curiosidade dos filhos. Afinal, essa é a prova de que o sistema cognitivo está se desenvolvendo bem.