Nos dias atuais onde o empoderamento feminino está mais do que em pauta, temos que falar das obrigações dos pais na hora de criar o filho. Não basta apenas ser pai, tem que ajudar na criação que é a parte mais importante e aquela que vai fazer parte da formação do seu filho. 

Muitas pessoas acreditam que as principais funções em relação aos filhos são as exercidas pela mãe, por você ter carregado a criança no ventre por 9 meses. Isso é transmitido de geração em geração em diversas famílias, e em vários casos faz com que os pais acreditem que eles não têm uma responsabilidade com os filhos, o que não é verdade.

A figura do pai e da mãe são igualmente importantes para que a criança cresça com saúde mental, emocional e física. Apesar do primeiro contato normalmente ser com a mãe, os pais não estão ausentes dessa função e nem devem ficar distante. É importante também não ser aquela figura autoritária, o mundo já não pensa mais assim.

A responsabilidade com os filhos é igual tanto para o pai quanto para a mãe. Por isso, quando um pai ajuda a trocar as fraldas, ensina, cuida ou dá banho, ele não está “ajudando”, ou sendo “gentil”, ele está cumprindo o papel de pai e exercendo todos os desafios que estão implícitos nessa função. 

Precisamos mudar essa realidade que crê em que as mães tem a total função de cuidar dos filhos e que os pais estão isentos disso. A mentalidade vem mudando ao longo dos anos e isso é extremamente importante.

Os homens não deixam de ser homens por terem que dividir as tarefas que são relacionadas ao bebê e também ao lar em que estão inseridos. É preciso que as crianças entendam a dinâmica de uma família onde homem e mulher dividem as tarefas. É bom que elas vejam que é natural o pai fazer diversas funções dentro de casa, fora fazer coisas que a mãe tem o costume de fazer.

Ou seja, ser pai é também ter responsabilidades e participar da criação do seu filho, é muito importante cuidar, brincar, fazer as coisas simples do dia a dia. Para que seu filho cresça entendendo que os pais têm as mesmas funções e deveres. Nem tudo é função só da mãe e o que o pai faz não é ajuda e sim obrigação. Não se esqueça disso.


Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel

Leia também:

Usar diminutivo com seu filho pode afetar o aprendizado na infância

Criança segue exemplo, não conselho

Não basta dizer 'não', é preciso explicar o porquê