Regras existem para serem cumpridas, certo? Nem sempre. E quem nos ensina isso são esses garotos britânicos que decidiram reivindicar mudanças na política de uniforme da escola por meio de um protesto inusitado. De forma inteligente e divertida, eles conseguiram fazer com que a direção da ISCA Academy, escola secundária de Exter, na Inglaterra, revisse o regulamento que proibia o uso de bermudas por parte dos garotos, levando em consideração a igualdade nos diretos de meninos e meninas e a forte onda de calor que assola a Europa.
Tudo começou depois que eles pediram para vestir bermudas para se refrescar nos dias mais quentes na região desde junho de 1976 e tiveram a solicitação negada. Como argumento, eles lembraram que às meninas era liberado o uso de saias e queriam satisfações. Ao ouvirem uma resposta em tom irônico dizendo que, se desejassem, poderiam fazer o mesmo, os meninos levaram a ideia ao pé da letra como forma de alertar para uma situação que consideravam injusta.
O protesto inusitado ganhou repercussão em jornais e acabou levando a uma grande discussão sobre igualdade de direitos entre meninos e meninas.
“Nós não somos autorizados a usar bermudas, e eu não vou ficar usando calça o dia inteiro.”, comentou um dos meninos.
A diretora da escola, Aimee Mitchell, disse que, com as altas temperaturas, a instituição aceita rever as regras de uniforme para o futuro.
“Reconhecemos que os últimos dias foram excepcionalmente quentes e estamos fazendo o possível para que os estudantes e os funcionários da escola fiquem confortáveis, na medida do possível”, acrescentou.
Impressionante como a liberdade de opinião pode começar desde cedo e estimular m novo jeito de ver a vida, não é? E você, o que achou da iniciativa dos garotos?