Você já imaginou um berçário que é um spa, com ofurôs, velas e óleos aromáticos e música relaxante? Eu nunca pensei nisso e me surpreendi com essa iniciativa de uma educadora de Joinville, em Santa Catarina. Marlene Steffens criou atividades focadas no desenvolvimento sensorial e motor para crianças até 1 ano no Centro de Educação Infantil CEI Miosótis. A ideia é propiciar o contato com elementos visuais, sonoros, olfativos e táteis, auxiliando no aumento e no aperfeiçoamento desse repertório. 

Por acreditar na importância da experimentação, Marlene elaborou ainda um planejamento anual voltado à exploração de diferentes materiais e espaços dentro e fora da classe. Uma iniciativa foi transformar os momentos de cuidados diários em possibilidades de aprendizagem. Cada bebê foi colocado dentro de um balde com água aquecida a 37 graus Celsius e pétalas de rosas. Para favorecer a interação entre os bebês, os baldes foram colocados perto uns dos outros. Ela também os aproximou do espelho fixado na parede para auxiliá-los na descoberta do próprio corpo, ampliando a consciência de si mesmo.

Não é demais? Feliz de ver que essas iniciativas se espalham Brasil afora. Em Natal, Rio Grande do Norte, é o contato com a natureza a proposta principal da Creche Municipal de Educação Infantil Padre Sabino Gentille. Na instituição, passeios ao ar livre fazem parte da rotina das crianças, que podem desfrutar de toda a riqueza da biodiversidade local. Os roteiros incluem até banho de cachoeira. Que linda experiência para esses bebês, não é?