As crianças passam por muitas fases diferentes durante a infância. São diversas descobertas acontecendo o tempo todo e uma delas é como saber se comportar em cada situação. Seu filho pequeno ainda age por impulso na maioria das vezes e reflete o que quer e o que precisa do jeito que consegue. 

Os pais também passam por muitos aprendizados e saber interpretar essas ações desde cedo é definitivamente um deles. É comum ignorarmos quando achamos que a criança está apenas fazendo algo estranho ou algo “errado”, deixamos aquilo continuar acontecendo. Mas vamos te contar algumas atitudes do seu filho que devemos prestar atenção e como encontrar um caminho para acabar com elas. Confira:

Interrompendo

Alguém está contando algo ou tendo uma conversa e a criança começa a interromper. Esse é um ato que costuma acontecer com frequência e muitas vezes, simplesmente paramos tudo para que ela fale o que queria. Mas permitir isso faz com que seu filho acredite que tem direito a ter atenção sempre que quiser. Ele precisa entender que se outra pessoa está ocupada, ele deve se ocupar e esperar a hora certa de conversar. Assim, aprende melhor a lidar com frustrações.

Explicar o assunto é suficiente. Quando seu filho interromper, diga que ele precisa esperar, dê outra atividade para ele fazer naquele momento e termine o que você estava fazendo antes de chamá-lo novamente.

Brincadeiras agressivas

É claro, se o filho bate em um amigo ou algo do tipo, não há pai que não entre em ação. Só que existem outras práticas mais sutis que também não podemos deixar de lado, como um beliscão ou empurrão mesmo que em tom de brincadeira. 

Se não intervir, as atitudes se tornam hábitos e soam “aceitáveis”. Para evitá-las, converse com a criança assim que acontecer. Ensine que agir desse jeito machuca e ferir alguém não é certo. Use a frase “E se fizessem com você?” para incentivar a criança a refletir sobre o que fez e também tente dar alternativas para quando ela ficar irritada, por exemplo, ir brincar com outro amigo se aquele a incomodou. 

Fingir que não está ouvindo

Você pede algo uma, duas, três vezes até seu filho resolver fazer. Com isso, ele passa a achar que pode te ignorar já que você vai repetir tudo. Então, vá até ele, diga o que ele precisa fazer quando ele estiver te olhando e espere ali mesmo pela resposta. Se a atitude de ignorar persistir, comece a impor consequências. 

Mentir ou “aumentar” a verdade

A gente entende que inventar histórias é só mais uma atitude infantil mas precisamos cortar qualquer bobeirinha que não seja honesta. Esse comportamento pode acabar se tornando automático se a criança achar que todos vão pensar que ela é mais legal assim, que ela pode evitar broncas ou algo que não quer fazer.

Para resolver, sente com seu filho, o ajude a lembrar da história verdadeira, e diga que ele não deveria falar algo que não fez, pois se continuar repetindo essas mentiras, as pessoas não vão mais acreditar nele. Tente descobrir o motivo pelo qual ele está mentindo para cortá-lo também. 


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

Sem discussão! 7 frases simples que podem te ajudar a disciplinar seu filho

Briga entre irmãos é mais do que comum. Lide com esse momento da melhor forma

Mãe faz ilustrações divertidas da realidade com o filho e você vai se identificar