Qualquer pai ou mãe quer que seus filhos se tornem adultos responsáveis e educados. Mas muitas vezes os pais passam a infância toda fazendo as coisas pelos filhos - em vez de ensiná-los. É a bagunça do quarto, a louça do almoço, as roupas atiradas no chão do banheiro. 

O que a psicologia diz, invariavelmente, é que isso não ajuda em nada no desenvolvimento da autonomia da criança e no fortalecimento de sua auto-estima. Pelo contrário, pais que fazem tudo pelos filhos acabam criando pessoas inseguras ou que não se acham capazes de lidar sozinhas com as coisas práticas do dia a dia. Dizer para uma criança "deixa que eu faço", em vez de ensiná-la a fazer, não ajuda no reforço dessas capacidades. 

E se os pequenos não forem ensinados a ajudar nas tarefas simples da família, dificilmente o farão quando crescerem. E poderão não se sentir capazes de enfrentar outros desafios da vida adulta. Afinal, essas habilidades começam a ser construídas desde cedo. 

Uma dúvida que normalmente surge em todas as famílias é: a partir de que idade as crianças podem fazer determinadas tarefas?

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Existe época para tudo. E, desde poucos anos, a criança pode aprender a assumir pequenas responsabilidades. Você provavelmente verá seu filho feliz da vida de ajudar a guardar os brinquedos em um cesto, por exemplo, no lugar de deixar tudo esparramado no chão. 

“É em casa, no meio dos pratos por lavar, das camas por serem arrumadas e da pilha de roupas para passar, que se aprendem modelos de conduta, boa comunicação, disciplina, táticas de negociação. Também ali se desenvolve a empatia, a capacidade de resolver problemas, a criatividade para enfrentar desafios e tantas outras habilidades que constituem nossa humanidade”, diz o professor Jaime García ao site Sempre Família.

Veja as dicas compiladas do site para começar a distribuir tarefas para as crianças:

  • Não é preciso esperar que os filhos tenham 12 anos, pois pode ser tarde e é provável que já não tenham a mesma disposição.
  • Com os menores a adesão é imediata. A criança se sente aceita, útil e querida diante de uma responsabilidade. 
  • Uma boa abordagem é propor metas e evitar ordens. Por exemplo: “Você seria capaz de preparar seu café da manhã?”. 
  • É importante que os pais mostrem a seus filhos como se realiza cada atividade, pois as crianças precisam saber com exatidão o que se espera delas. Por isso mesmo, é recomendável ensinar-lhes uma tarefa de cada vez.
  • É importante celebrar os sucessos da criança em cada nova tarefa.

Deve-se começar com tarefas básicas: recolher os brinquedos, organizar o quarto, recolher a roupa suja, pôr a mesa ou alimentar o animal de estimação. 

Gradualmente, os pais devem ir aumentando o grau de dificuldade e o número de atividades. Veja algumas sugestões do Blog diiirce:

  • 2 a 3 anos: guardar brinquedos, sapatos, tirar a própria roupa.
  • 4 a 5 anos: ajudar a colocar a mesa, guardar parte da louça, separar o lixo.
  • 6 a 8 anos: varrer o chão, pendurar roupa no varal, arrumar a mesa.
  • 9 a 12 anos: preparar lanches simples, cuidar das plantas, fazer a lista do supermercado, cozinhar.