Sabe aquela cena de comercial de TV com crianças comportadas e a casa toda arrumadinha? Pois bem, esqueça. Se depender desse coletivo internacional de fotógrafos recém-formados, esses espaços perfeitos, sem nada fora do lugar e nenhum sinal de que a garotada passou por ali, está com os dias contados. Pelo menos em lindas imagens na Internet desse projeto que eu amei, intitulado Sham of The Perfect, ou Vergonha do Perfeito, em tradução livre.
"Decidimos concentrar em nossas famílias, para examinar o que significa ser uma família no mundo de hoje. Estávamos cansados de ver as fotos que mostram apenas crianças felizes, sorridentes e limpas, em interiores imaculados ou campos banhados pelo sol. Sabíamos que não era com isso que nossas vidas pareciam e pensamos que haveria outros lá fora que também ansiavam por representações mais honestas da vida familiar", comentou Lacey Monroe, uma das fundadoras do projeto ao The HuffPost.
Atualmente, o projeto, que é colaborativo, reúne imagens biográficas que mostram a "verdadeira parentalidade", como casas desarrumadas, crianças sujas e ambientes caóticos. Com seu trabalho, o grupo também faz uma crítica à publicidade e ao impacto dos comerciais sobre a vida das famílias:
"Os anúncios são feitos para nos fazer sentir que algo está faltando, e que só através da compra de tal e tal item que seremos capazes de parecer jovens, magros e bonitos, além de manter uma casa impecável com decoração invejável e cozinhar pratos gourmet para as refeições, tudo isso enquanto nossos filhos estão felizes envolvidos com atividades que são enriquecedoras e educativas", comentou Monroe.
Veja aqui algumas imagens do projeto. Difícil é não se enxergar em muitas delas.