Em uma viagem pela Europa, onde realizou exposições com suas fotos fantásticas com crianças, a fotógrafa Mari Merlim buscou quatro famílias diferentes para construir ensaios fotográficos exclusivos para Primi Stili. Nosso objetivo é reiterar a importância do brincar e como ele é similar em várias culturas. Não importa o país, criança precisa brincar livre para se desenvolver e interagir com o mundo.
A escolha pelo preto e branco direciona o foco das imagens para as emoções das crianças, fotografadas enquanto brincavam.
Neste segundo ensaio, Mari retratou as peraltices de Aurelia Magnus, Noah Illes e Corali Illis. Eles moram em Basel, na Suíça. Noah e Corali são irmãos. Aurelia é amiga da família, e brinca sempre com os dois irmãozinhos.
"Novamente, percebi a liberdade que as crianças têm de se desenvolver de uma forma muito plena e solta. A 'superproteção' que vemos muito por aqui, no Brasil, quando os pais buscam evitar que os filhos se machuquem e se magoem a todo custo, parece ser menos rígida por lá", relata a fotógrafa que se dedica à registrar a infância de diversas maneiras.
"Os tropeços do crescimento, seja por causa de algumas quedas do brinquedo ou de frustrações emocionais, fazem parte da evolução da criança. Notei que os pais das crianças eram bastante seguros ao deixá-los brincar, se sujar, cair, chorar", diz.
É justamente dessa segurança dos pais que nasce a confiança das crianças em si mesmas. É preciso passar pelos desafios físicos e emocionais para que cada um desenvolva suas habilidades de forma individual.
Mari também conta que os pais de Noah construíram uma parede de escalada no quintal de casa para que ele possa se aventurar, subindo até o topo, já que é isso que ele gosta de fazer. Já Corali, a irmã mais nova, gosta de plantar. Então, seus pais fizeram um jardim de mudas para que ela possa regar e vê-las crescer todos os dias.
"Fiquei encantada com o método educativo", finaliza a fotógrafa.
A fotógrafa gravou um vídeo com Rafa Donini, curadora de Primi Stili, no qual dá dicas de como fotografar as crianças de forma natural. Espia aqui e, quem sabe, experimente fazer um ensaio assim com seus próprios filhos:
Mari Merlim realiza ensaios incríveis, mostrando todo o lado lúdico da infância, explorando o que há de fantástico no universo que só as crianças sabem criar. Veja no vídeo abaixo: