Aí está uma linha tênue muito importante de ser ensinada aos pequenos: dizer a verdade é essencial em uma relação sadia e respeitosa, mas expor os erros das outras pessoas sem prestar atenção à situação em que essa conversa é travada não pode ser regra. Um pouco confuso? A gente explica.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

Se você disser ao seu filho que ele deve contar a você quando vir algo estranho ou errado, ele entenderá que o comportamento esperado é o de sempre reportar essas situações a você. Até aí, nenhum problema. Mas a história fica mais complexa quando envolve outras pessoas. Se quando quem fez algo errado é, por exemplo, o amiguinho. Sair correndo e contar aos quatro ventos o erro cometido por outro alguém é motivo de orgulho ou um comportamento que merece recompensa?

Nem pensar. Isso é apenas dedurar sem se preocupar com os sentimentos ou a situação em que o outro está, que pode ser vulnerável - além de não ajudar a resolver a situação. Entender como dizer essa verdade é tão imprescindível quanto aprender a não mentir.

Há conversas que se tem em particular e há diversas maneiras de contar o que aconteceu. Acredite: aos poucos, corrigindo uma conduta aqui e outra ali, os pequenos vão pegando o jeito e vão aprendendo a diferenciar os cenários. Melhor para todo mundo!