Ler é muito gostoso, mas o interesse pelos livros não vem sozinho em muitos casos. Abaixo você confere dicas do Reading Rockets para introduzir e estimular a atividade para crianças de diferentes idades.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

Bebês
Deixe os livros em uma altura que o bebê consiga acessar. Além de familiaridade com a carinha do objeto ele desenvolverá a habilidade de manusear e, mais adiante, virar as páginas. No início ele fará exatamente o que todo o bebê faz com tudo: colocará na boca. Então procure versões de materiais macios e mastigáveis. Repita as mesmas histórias e músicas várias vezes. Esse processo ajuda o bebê a relacionar os sons da linguagem falada às imagens. O mesmo vale para descrever cenas do dia a dia. Fale em voz alta como é a maçã que você está comendo ou como é a árvore do quintal.

1 a 3 anos
Não espere que o pequeno sente e fique quietinho para ouvir uma história. Querer uma hora do conto organizada na primeira infância é mirar na frustração. Eles vão perder o foco - e tudo bem. Conte as mesmas histórias várias vezes e encoraje as crianças a ajudarem na hora de contar. Elas vão aprendendo aos poucos as partes da narrativa, conseguem terminar palavras ou frases e vão desenvolvendo a aptidão de contar o que acontece nos livros. Se for necessário, faça perguntas e espere pelas respostas. Quando eles já estiverem afiados, leia o livro cometendo erros propositais para observar a reação que eles têm. Se eles corrigem, se se dão conta ou se entram na onda do erro e começam a inventar uma nova história.

4 a 6 anos
Procure criar uma rotina de leitura e introduza na hora da historinha a atenção para como se escrevem as palavras. Reconheçam letras, sons, combinações entre vogais e consoantes. Essa é uma ótima hora para turbinar o vocabulário. Dê nomes às coisas, às emoções, às situações do dia a dia e faça as crianças perceberem quando essas palavras novas aparecem nas histórias.