No Dia da Mulher, uma notícia que é um verdadeiro presente para mães interessadas em estimular o empoderamento das filhas: a boneca mais famosa do mundo vai ganhar versões inspiradas em Frida Kahlo e outras figuras históricas fundamentais nas lutas feministas pelo mundo afora. 

Criticada ao longo dos anos por impor padrões de beleza irreais e incentivar o sexismo, a Mattel, fabricante da Barbie, anunciou nos Estados Unidos o investimento em uma nova coleção batizada de "Inspiring Women” (Mulheres Inspiradoras).

Os três primeiros lançamentos são bonecas de Frida Kahlo, pintora mexicana; a americana Amelia Earhart, a primeira aviadora a cruzar o Oceano Atlântico; e a cientista americana Katherine Johnson, que com seus cálculos ajudou a Nasa a colocar o homem na Lua.

Cada uma já está em pré-venda por 29,99 dólares.

O melhor da iniciativa é que as bonecas não serão em edições limitadas como ocorre em outras coleções e sim serão vendidas em massa, como outros modelos de Barbie. As caixas trarão informações sobre a vida e a carreira da mulher representada. Não é demais?

O lançamento da Mattel faz parte da campanha “#MoreRoleModels”. Segundo a marca, uma pesquisa com mães revelou que 86% delas se preocupam com os tipos de modelos aos quais suas filhas estão expostas.

Assim, nasceu a ideia de trazer novas inspirações. “Imaginar que ela pode ser o que quiser é só o começo. Ver de verdade isso pode fazer toda a diferença”, escreve a marca em sua campanha.

Além da linha “Inspiring Women”, a Mattel criou a linha “Sheroes” (mistura de “She” com “Heroes”), que trará 14 mulheres de sucesso em seus respectivos campos

Entre as homenageadas, estão Patty Jenkins, diretora; Ava Duvernay, diretora; Sara Gama, jogadora de futebol; Misty Copeland, bailarina; e Bindi Irwin, conservacionista.