Adaptações são sempre momentos de preocupação para os pais. Seu filho cresce e aos poucos vai descobrindo o que pode fazer com o próprio corpo e como ele funciona. Quando a criança já tem a percepção de que é ela mesma que produz o que está na fralda, então ela começa a ficar pronta para o desfralde. E é essa mudança que deixa os adultos se perguntando o que devem fazer.

Tudo tem seu tempo. Não é preciso desespero ou ansiedade para o fim das fraldas, até porque, não existe uma idade correta para isso acontecer. De acordo com especialistas, antes de 1 ano e meio, a criança ainda não tem maturidade suficiente para passar por isso. Mas, a partir dessa idade até os 4 anos, acontece o chamado “período natural” do desfralde, por conta da fase de desenvolvimento em que o bebê começa a controlar a bexiga. 

Paciência e calma 

O primeiro passo para que a chegada desse novo ciclo seja tranquila é que a família realmente passe essa sensação. Ter a autonomia de ir ao banheiro e não depender mais das fraldas deixa a ideia de mais responsabilidade, de que seu filho não é mais só um bebê. Por isso, esse processo pode ser angustiante para ele também. E a frustração por conta de alguns “acidentes” durante a mudança fica muito mais intensa se resultar em uma bronca, por exemplo.

Será que já é a hora?

Como saber que seu filho está pronto para parar de usar fraldas? Ele mesmo tem a resposta! A criança começa a demonstrar sinais de que a hora chegou. Ela vai avisar quando fizer xixi ou cocô, vai se incomodar com a fralda suja, mexer nela o tempo todo e até evitar sentar assim. 

Agora, os pais podem começar uma fase de treinamento. Mas sem pressa, ela pode durar alguns meses. Comece a levar seu filho ao banheiro, pergunte sempre se ele está com vontade de ir e peça para avisar quando estiver. 

Lembre-se que cada um se desenvolve em uma velocidade, então não faça comparações. Em alguns casos, há até a necessidade de reverter o desfralde. Se a criança não estiver avançando, mesmo que aos poucos, pode ser que ela precise de mais tempo para chegar lá. 

Dia x noite

O mais indicado por especialistas é que o desfralde comece primeiro somente no período diurno. Depois que a criança já estiver acostumada a passar o dia sem fralda, os pais podem começar a pensar em tirá-la durante a noite. 

Dicas para facilitar o processo

Algumas atitudes simples podem ajudar seu filho a se adaptar. Deixe a porta aberta quando for ao banheiro para que ele veja e entenda que é uma atividade natural. Utilize o penico, já que pode ser levado para vários lugares e é mais fácil para o bebê sentar. Parabenize os avanços, mesmo que mínimos. Peça apoio e orientações do pediatra. E mais uma vez, vamos com calma! Na hora certa, seu filho vai estar livre das fraldas!


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

Estimule a autonomia do seu filho

Desmame: qual a hora certa e como parar de amamentar sem medo

Você pode estar criando um pequeno gênio em casa! Saiba como identificar os sinais