Tem muito futurólogo fazendo previsões sobre como será a sociedade daqui a alguns anos. Com a internet, a difusão de conhecimento aumentou e a produção de novas tecnologias parece que nunca terá fim.
Um exemplo de novidade tecnológica que acabou por criar uma indústria inteira são as redes sociais, que há poucos anos nem existiam e hoje empregam profissionais que vêm construindo carreira exclusivamente nesse setor. Se o papo sobre profissões já está ficando mais sério na sua casa, talvez seja uma boa dar uma olhada nas dicas que o especialista Avi Goldfarb deu à Fast Company.
Estude ciências humanas
Quer você acredite na revolução das máquinas ou não, nada nos diferencia mais de um robô do que a capacidade de criar, imaginar e produzir humanidades sensÃveis como a arte e a música.
Em um mercado de trabalho tomado pela eficiência e repetição mecânica, ter conhecimentos sobre ciências humanas pode ser o diferencial.
Esqueça a ideia de especialização
Segundo Goldfarb, os mestrados, doutorados e tÃtulos de PhD devem perder importância. As máquinas são exatamente isso: especialistas! São excelentes em executar com perfeição algumas poucas tarefas.
O diferencial humano será ter um leque amplo de habilidades que o ajudem a comandar e interpretar resultados.
Continue amigo da tecnologia
Sempre que tiver oportunidade, aprenda e entre em contato com as novidades do mundo tecnológico.
Para entender um mundo que funciona na base dos 0 e 1, é preciso ter familiaridade com o tema.