Funções desenvolvidas desde a infância, que possam ser estimuladas já nos primeiros meses de vida, são fundamentais para que o aprendizado aconteça de forma mais simples ao longo da vida. 

É o que diz o Centro de Desenvolvimento da Criança, da Universidade de Harvard.

Atitudes como pensar antes de agir, prestar atenção ao que se faz, ser flexível, traçar objetivos e controlar as emoções são chamadas de habilidades - essenciais para a vida adulta. 

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E elas podem (e devem) ser aprendidas durante brincadeiras diversas, adequadas a cada etapa da infância. 

Para o médico Jack Shonkoff, diretor do Centro, é crucial formar uma base de habilidades desde os primeiros meses de vida. Quanto mais elas forem praticadas, mais capazes serão os futuros adultos. "Sem essa base, será difícil aprender mais adiante."

Ainda na infância, o estímulo pelas brincadeiras dá à criança, entre 18 e 36 meses de vida, habilidades de linguagem. Reter informações no cérebro, exercitar a memória e focar a atenção são algumas etapas dessa fase. 

Brincadeiras recomendadas:

  • "Esconde/achou!" ajuda a exercitar a memória, ao desafiar o bebê a lembrar quem está escondido e a esperar que a pessoa se revele.
  • Esconda um brinquedo sob um pano e peça ao bebê que o procure; aumente o desafio à medida que ele identifique os objetos. Ao lembrar a mudança de lugar do brinquedo, ele exercita a memória.
  • É crucial, desde essa etapa, conversar sobre sentimentos, explicando à criança o que ela está sentindo.

Dos 3 aos 5 anos, as crianças podem aprender a depender menos dos adultos.

Brincadeiras recomendadas:

  • Brincar de imaginar ajuda a criança a desenvolver pensamentos complexos e a interpretar um papel - por exemplo recriando uma ida ao médico. Nessa etapa, elas começam a conseguir brincar em grupo, cooperando entre si, algo importante na autorregulação.
  • Já dá para estimular atividades silenciosas e de foco, como equilibrar-se no meio-fio da calçada, jogar bingo ou fazer jogos de memória mais complexos. Todos exercitam a flexibilidade cognitiva.

Dos 5 aos 7 anos, jogos com regras e desafios crescentes permitem às crianças exercitar habilidades como atenção, foco, cooperação e autocontrole. Sugira jogos mais desafiadores, mas não em excesso, e esteja pronto para ajudar a negociar eventuais conflitos.

Brincadeiras recomendadas:

  • Dança das cadeiras, "estátua", queimada, músicas de repetição em que cada jogador acrescenta uma frase nova e atividades semelhantes exigem que a criança esteja atenta, entenda regras, monitore as ações dos demais e reaja com agilidade.
  • É uma fase importante para estimular a prática de esportes organizados. Jogos que exigem coordenação e exercício aeróbico, como futebol, ajudam a melhorar a atenção.

Dos 7 aos 12 anos, é uma fase de aumentar a complexidade das atividades com jogos - que envolvam regras, movimentos e limites. 

Brincadeiras recomendadas:

  • Esportes organizados, instrumentos musicais e aulas de dança ajudam a praticar diversos aspectos das funções executivas.
  • Aulas de música ou corais estimulam a seguir ritmos e desenvolver coordenação.

Na adolescência, exige-se um alto nível de funções que precisam ser planejadas e executadas. E mesmo que nessa etapa da vida isso não seja o ideal, pois os adolescentes ainda não estão prontos para determinadas responsabilidades, os pais podem ajudar estabelecendo metas. 

Por exemplo: quanto de dinheiro o adolescente precisa poupar para comprar algo que deseja. Ou como o adolescente deve se posicionar diante de assuntos polêmicos.