Que natureza é sempre sinônimo de muita diversão e descoberta para os pequenos todo mundo já sabe, né? Mas o que vale a pena sempre lembrar é que estimular o contato com esses ambientes ao ar livre promove muitos ganhos às crianças, desde físicos até psicológicos. Eu sou fã! Vem ver aqui as razões para ir já para a rua com seu filhote:

1. Contato consigo mesmas e com o essencial: uma criança que cresce brincando na natureza entende aquele ambiente como integrado ao seu. Assim, aprende a importância de cuidar desse espaço e preservá-lo. Além disso, tem a oportunidade de se desligar dos eletrônicos e se conectar com o silêncio e os sons da natureza e os desafios que ela propõe, estimulando coragem, autonomia e autoconfiança.

2. Socialização: computador, TV, tablet e celular não rendem amigo a ninguém, não é? É por isso que estimular brincadeiras ao ar livre é fundamental para promover a socialização dos pequenos. Assim, eles conhecem e interagem com crianças de diferenças idades e também de realidades distintas.

3. Imunidade: ao contrário do que se possa imaginar, o contato com ambientes ao ar livre ajudam sim na imunidade. O contato com os micro-organismos presentes nestes locais "ensina" ao sistema imunológico o que é bom e ruim e modula seu funcionamento, ajudando a criar anticorpos.

4. Noção de espaço: texturas diferentes como areia, grama, terra, poças d´água são fundamentais para apresentar aos pequenos os diferentes tipos de espaços naturais, Quando mais seu filho se movimentar nesses espaços, com muita liberdade no brincar, mais vão testar seus limites, distâncias e estimular ao cérebro a dominar o espaço ao redor e o equilíbrio. 

5. Criatividade: os desafios promovidos pelas brincadeiras ao ar livre fazem com que os pequenos tenham que buscar soluções constantemente. Essas aventuras estimulam o processo criativo.

Bora brincar na rua?