Imagine um acampamento em que só podem ir meninas e que ao invés de barracas no meio da natureza conta com instrumentos musicais. Pois assim é o Girls Rock Camp: uma atividade oferecida no período de férias, exclusiva para garotas entre 7 e 17 anos, em que durante uma semana elas aprendem a tocar um instrumento, formam uma banda, criam composições próprias e fecham com uma apresentação ao vivo, aberta ao público. A ideia, que nasceu nos Estados Unidos, chegou ao Brasil e já acontece em duas cidades: Sorocaba (SP) e Porto Alegre (RS). O projeto tem como foco promover a autoestima, fortalecer laços de solidariedade, empoderamento e protagonismo feminino, usando a música como facilitador.
E só é possível graças a um time 100% feminino: profissionais que se envolvem em tempo integral como voluntárias para fazer o evento acontecer. As aulas de todos os instrumentos (guitarra, baixo, teclado e bateria, além de vocal) são ministradas por mulheres, assim como toda a parte técnica, da montagem dos equipamentos à iluminação. Para uma voluntária da edição de Porto Alegre, a experiência foi especial. A psicóloga e maquiadora publicitária e de cinema Caroline Horn dividiu os dias de acampamento com a filha, Anita, de 9 anos.
"Eu aprendi a me colocar mais ainda no lugar do outro. Como é rico poder fazer parte de um projeto que ajuda as meninas a refletirem sobre padrões que são impostos pela sociedade", nos contou. "Quanto à minha filha, ela saiu mais segura, isso foi nítido! No segundo ou terceiro dia estávamos nos vestindo para ir ao Camp e eu coloquei uma calça mais justa e uma camiseta que ficou um pouco mais curta do que as que costumo usar e perguntei pra ela: 'Filha tu achas que essa camiseta está muito curta pra usar com essa calça?' E ela me respondeu:'Mãe, lá somos todas iguais'. A emoção foi grande! A emoção foi grande do início ao fim, é lindo perceber como elas entram e como elas saem", conta Caroline.
O próximo Girls Rock Camp deve ser realizado em janeiro de 2018.A edição gaúcha aconteceu contou com 30 meninas que se dividiram em seis bandasTime de voluntárias da edição Porto Alegre, em janeiro de 2017Caroline Horn e Anita, mãe e filha viveram a experiência juntasA pequena Anita, de 9 anos, em ação como baterista da banda Unicórnias Zumbis Saiba mais:girlsrockcampalliance.orgwww.girlsrockcampbrasil.orgwww.facebook.com/grcportoalegre