As crianças têm seu próprio conjunto de linguagens para expressar seu amor pelas pessoas ao seu redor. Na semana do Dia das Mães, poder desfrutar de um tempo para perceber cada uma dessas formas de expressão é o melhor presente que podemos ganhar, não é?
Pertinho da Donatella, prestando atenção em cada gesto, cada carinho, sinto-me a mãe mais afortunada do universo. Aposto que você também vai se identificar ao ler esses 5 jeitos que os pequenos têm de dizer eu te amo como eu me identifiquei. Vem!
1. Fazer você se atrasar
Parece que toda vez que você está atrasado para ir a algum lugar seu filho começa a andar devagar. Acho que esse é um clássico de infância. Passo por isso diariamente com a Donatella. Ir a algum lugar com ela é sempre uma aventura: formiga, galhos que ela me oferece, saltos e coleção de pedras. As crianças vivem o momento e perdem a noção do tempo. E, para elas, nada pode ser melhor do que estar com você nesse caminho de descobertas.
2. Fazer você correr atrás deles até pegá-los
Correr com alegria e empolgação é o jeito com que as crianças comemoram a recém-descoberta independência, mas só fazem isso se estiverem certos de que você vai correr atrás deles. Ela foge, aproveita a liberdade, mas aí para e pensa: “Espera, eu preciso ter certeza que a minha mãe vai continuar aqui”. Fugir é só uma forma de mostrar o quanto o seu filho te ama. Ele tem a liberdade para correr porque tem a segurança no lar (você!), a pessoa mais importante no mundo.
3. Pedir colo
Quando você não aguenta mais brigar e falar ‘não’, seu filho pede colo e deita a cabeça no seu peito. Ele olha para você com brilho nos olhos e um sorriso doce. Quanto mais coisas as crianças fazem para mostrar independência, mais eles precisam se sentir confortável no colo dos pais. Este é um jeito ativo de dizer “Eu te amo”.
4. Dar um pirulito melecado para você
Tá certo que a gente faz cara feia, mas, na realidade, aquele pirulito todo melecado é apenas mais uma forma de dizer "eu te amo, mamãe". É um presente que eles nos ofertam e, naquele momento, aquele doce é o que eles têm de mais valioso. Não é lindo?
5. Fazer festa quando você chega
Você já chegou em casa e foi recebido por uma criança que vem correndo para te abraçar gritando ‘oi’ tão alto que poderia ser ouvido de longe? Todo aquele escândalo é a alegria de ver você de volta em casa. O núcleo emocional das crianças está aprendendo que os adultos vão sempre voltar para casa. Estes gritos de extrema felicidade são apenas outra prova de que o seu filho ama você.