Hoje em dia, as crianças crescem já inseridas no universo da tecnologia. Celular, tablet, computador, televisão… A maior parte do entretenimento infantil acaba ficando por trás das telas e a praticidade faz com que os pais acabem optando por elas durante a rotina

O problema é que quando a família realmente quer aproveitar o tempo junta, os filhos estão tão imersos e acostumados com a internet que não conseguem se desconectar. Por isso é importante que o celular, por exemplo, não seja sempre a escolha, que os pais comecem a introduzir outras atividades que explorem a criatividade e a diversão sem a necessidade de uma tela.

Agora, mais presentes do que nunca por conta das aulas online, os eletrônicos já ocupam a maior parte do cotidiano infantil. Pensando em como melhorar isso nas horas livres, a especialista em educação Janaína Spolidorio preparou 5 dicas para entreter as crianças pequenas sem precisarmos apelar para as telas. São ideias simples que seu filho vai adorar! 

Criatividade é tudo

Explorar a imaginação é sempre importante. Elabore junto com seu filho um pequeno universo dentro da própria sala. Criem uma estação espacial, uma floresta, desenvolvam uma competição de dança, ou um mini parque de diversões. Não há limites para usar a criatividade. Segundo a especialista, esse tipo de interação pode ajudar a aumentar o laço entre família.

Coloque seu lado ator em jogo

Incentivar a leitura na infância é fundamental. Quando a criança conhece novas histórias, ela amplia vocabulário, melhora o raciocínio e a interpretação, se torna mais curiosa, por aí vai. É uma atividade cheia de benefícios. E agora, pode fazer parte de mais uma opção de como ocupar o tempo em casa. 

Deixe seu filho escolher a história preferida que já leu, ou se ele ainda está aprendendo a ler, peça para que ele escolha alguma que já ouviu sendo contada. Cada um interpreta um personagem e prepara o teatro completo! Vale montar um figurino divertido e até cenário. 

Hora de comer

Transforme as crianças em mini chefs. Cozinhar em família é um exercício divertido que traz muitos aprendizados. Seu filho aprende a trabalhar em grupo, a seguir instruções e observar como funciona cada etapa de uma receita. 

Passeando na floresta sem sair de casa

As crianças adoram animais e imitá-los pode ser uma boa maneira de deixar a imaginação aflorar. A brincadeira é simples, fale um animal e seu filho tem que imitar os sons e movimentos dele. Se parecer repetitivo, basta acrescentar ações: “um elefante correndo” ou “uma girafa dançando”. 

Lápis e papel

Já parou para pensar quantas opções divertidas esses dois objetos proporcionam? Para os adultos, esse tipo de jogo pode parecer óbvio, mas as crianças podem não conhecê-los ainda. Ensine o jogo da velha, stop, forca, batalha naval, entre outros. Todas incentivam o raciocínio e seu filho vai amar aprender. 


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

Internet: como controlar o uso das crianças durante a quarentena

Como ensinar seu filho a se apaixonar pela leitura desde cedo

Criança tem que ser criança: entenda como não acelerar a infância do seu filho