Amanhã a data é deles, mas quem recebe o presente todos os dias são os nossos filhos. No Dia dos Avós, nada melhor do que homenagear aqueles que têm um papel fundamental na formação dos nossos pequenos, com menos bronca e muito, muito mais açúcar e afeto, não é? Garimpei aqui 4 presentes dessa relação única e mágica. Quem se identifica?
1) Tempo, tempo, tempo: passar algumas horas ou até dias com os avós é sinônimo de sair da rotina, não é? E o tempo, o relógio, parece ganhar outro significado. Pode ser cuidar das plantas do jardim, caminhar no condomínio, fazer um bolo... Os passatempos fogem da correria do dia a dia, são diferentes daqueles cotidianos e deixam lições importantes como paciência e ritmo.
2) Memória e tradição: eles representem o baú de histórias de família. As crianças costumam ficar muito impressionadas em ouvir dos avós os "causos" de quando seus pais eram crianças. Mexer nos álbuns de fotos, descobrir as travessuras dos pais, enfim... O que uma simples tarde ao lado deles pode suscitar de descobertas?
3) Brincadeiras de antigamente: cinco marias, contos, jogos e canções. Os avós mostram o quão simples podem ser as diversões infantis. Um ganho e tanto em um mundo cada vez mais focado no consumo e na velocidade, não é?
4) Segurança: em uma situação de crise e instabilidade familiar, como uma separação ou uma viagem de trabalho inesperada, os avós são o porto seguro, aquele familiar que pode segurar a onda e dar o apoio necessário para os pequenos em momentos difíceis.
Depois disso tudo, alguma dúvida de que o o avô e a avó do seu filho merecem um abraço bem apertado?