Se para quem mora no Brasil a casa do Papai Noel fica no Pólo Norte, para quem vive em lugares como o Reino Unido, Irlanda e a Finlândia ela fica na Lapônia. A vantagem dessa versão dos fatos natalinos é que é infinitamente mais fácil visitar a Lapônia do que o Pólo Norte - e há todo um mercado especializado nesse tour fantástico.
Há muitos tipos de passeios disponíveis: você pode focar em conhecer o Papai Noel e até brincar com ele ou partir para aproveitar a neve no quintal do bom velhinho para praticar ski e se aventurar em um trenó puxado por lindos huskies. Também dá para conhecer as renas e até os duendes que ajudam a embrulhar os presentes. Saindo um pouco do circuito natalino, uma boa pedida é se programar para ver a aurora boreal, um dos espetáculos mais lindos do mundo, que tem grande incidência no céu da Lapônia.
Empresas como a Santa Claus Trips funcionam como um hub de informações e soluções para quem quer fazer a viagem. Há sugestões de acomodação,tipos de pacote por programa e tempo de permanência e até promoções. Se você gostou da ideia para o ano que vem, vale entrar logo em contato para conseguir melhores preços, parcelamento e também vaga nos passeios mais exclusivos, que têm menos vagas. Também é uma boa começar a pensar em roupas próprias para frio extremo (a temperatura pode chegar a -40 graus durante a noite!) e em entrar em contato com uma seguradora de viagem com cobertura para esportes de neve.