Apaixonada por criar, Marina Mendonça é artista plástica e trabalha com cerâmica há vinte anos. Com a chegada da primeira filha, seis anos atrás, ela decidiu empreender e criou a Trela.
No Instagram, a mãe vende produtos para as festas de aniversários de crianças e arrasa na criatividade. Vendendo toalhas de tecido de algodão, copos e canudos de papel, talheres de madeira, pratos de palmeiras e pratos de papel, só usa itens biodegradáveis.
“É uma tentativa de ter menos plástico nas comemorações e mostrar para a nova geração que podemos fazer diferente”, explica. Marina passou por duas gestações de risco e precisou parar a produção por estar em contato com pigmentos tóxicos.
Ela, que sempre se interessou pela produção de festas infantis, não estava feliz com o que o mercado oferecia, e aproveitando a oportunidade resolveu fazer os próprios desenhos para o aniversário dos filhos.
Com o feedback positivo dos amigos e familiares, decidiu lançar o Instagram @olhaatrela. “A partir da loja, quero passar a ideia de alegria e liberdade para festejar”, conta.
Por isso, faz uma provocação: “O que te faz feliz numa festa?”. A resposta pode variar de família para família, com certeza, mas a ideia central está na própria pergunta: que a criança possa estar feliz e curtir o evento.
Marina não nega as dificuldades de conciliar carreira e maternidade, e diz que esse foi um dos motivos de ter criado um negócio próprio. Embora a carga de trabalho seja maior, a flexibilidade de horário é um bônus.
Ela também fala sobre os desafios de viver do empreendedorismo. Para a mãe, o principal deles é produzir em pequena escala com qualidade, considerando a distância, já que mora em Olinda e as empresas estão em São Paulo.
Tudo é compensado por fazer algo com um propósito, a sustentabilidade. “A ideia é cuidar do nosso planeta agora para que as próximas gerações continuem a ter florestas, rios, mares e possam viver”, comenta.
Por isso, a campanha da empresa é “Pequenas iniciativas, grandes mudanças”. Repensar o lixo e mobilizar as pessoas, porque com uma consciência conjunta, acredita que pode mudar o mundo.
Atualmente, a empreendedora pretende expandir a Trela e encontrar espaços físicos de venda em outros estados do Brasil. Se o negócio surgiu despretensiosamente, hoje é a motivação e orgulho da mãe.
“Adoro criar, pensar os produtos, mas também adoro conversar com clientes, pensar junto, criar possibilidades felizes”, opina. É através dessa troca que ela consegue aprimorar as peças e atingir o objetivo por completo.
Confira alguns dos produtos:
Por: Yulia Serra, filha de Suzimar e Leopoldo
Leia também:
Festa de 1 ano: seu filho deve ser o protagonista do dia
10 lugares diferentões para comemorar o aniversário do seu filho