Cada vez mais percebemos como as atitudes comuns do nosso cotidiano podem afetar o meio ambiente. Talvez pareça ser necessária uma mudança drástica para realmente fazer parte de um movimento sustentável, mas são exatamente essas ações rotineiras que fazem a diferença. Hábitos conscientes começam em casa e a família toda pode ajudar. Separamos alguns pequenos, porém importantíssimos, passos para você e seus filhos adotarem já!

Reutilizar

Vamos deixar de lado aquela ideia de usar algo uma vez e jogar fora. Reutilize, descubra novas formas de enxergar um mesmo objeto ou até a mesma roupa. No lugar de comprar peças numa loja famosa, busque por brechós. Repensar o consumo é um grande passo (e uma grande economia também!). 

Economizando água

Feche a torneira enquanto escova os dentes e só abra para enxaguar a boca. Essa conta vai te fazer adotar o hábito hoje mesmo. Quando deixamos a torneira aberta por 1 minuto, desperdiçamos cerca de 14 litros de água. Segundo o site Ciclo Vivo, se a família usar apenas o volume de um copo de água para enxaguar a boca, a quantidade economizada em um mês equivale a 40 anos de escovação. Te convencemos?

Novas receitas

A internet está recheada de receitas diferenciadas e deliciosas. Que tal na hora de preparar uma refeição para as crianças procurar por uma ideia que aproveite cascas e talos de frutas e legumes? Além de descobrir novos sabores, você diminui a produção de resíduos. 

Cuide do seu lixo

É isso mesmo! Nós produzimos muito lixo, a proposta de reutilizar pode ajudar a diminuir esse número, mas ainda assim, descartar os resíduos da maneira correta é muito importante. 

Divida em três partes. A primeira para orgânicos, são os itens que retornam para natureza, como cascas, restos de comida, plantas, borra de café, palitinhos de madeira, etc. Na segunda, coloque o que é reciclável, como vidro, plástico, papel, metais, entre outros. E por último é o que realmente não tem como ser reaproveitado, fraldas, papel higiênico, absorventes, fio dental, fita adesiva, por aí vai. 

Investigação natural

Saiba a origem do que você compra, pesquise e se informe sobre as marcas e a produção. Assim, você pode escolher produtos mais sustentáveis e de empresas que realmente se preocupem com o meio ambiente também.


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

Como sua família pode praticar uma moda mais consciente

5 filmes para fazer seu filho amar a natureza

Moda sustentável: 5 dicas de lojas online para compra e venda de produtos infantis