A meditação é uma técnica que desenvolve habilidades como foco no presente, concentração e tranquilidade. É uma prática que tem suas raízes na sociedade ancestral e a técnica é acessível para todos e você pode inserir ela de diversas maneiras na rotina da sua família. Durante a meditação deixamos a mente mais "calma" e criando ferramentas internas para lidar com o estresse do dia a dia. Outro benefício da meditação, é que ela forma como vemos as coisas ao nosso redor. 

Se seu filho tiver entre 5 e 7 anos, você pode explicar que a prática ajuda a deixar eles mais calmos e felizes. Você pode ensinar ele a meditar e pedir para que ele se sente bem reto, com as pernas cruzadas e fechar os olhos. Depois peça para ele colocar os ombros um pouco para trás e começar a respirar de maneira mais calma e fale para ela deixar a imaginação fluir, já que também podemos "ver" de olhos fechadas. 

Quando ele terminar de meditar, peça para que ele junte as mãos palma com palma e levar ela até o peito para fazer uma reverência. Esse gesto significa "Namastê" e mostra que dentro de cada um existe uma beleza e que é isso que trazemos para fora ao meditar. 

Por Isabel Martins, filha de Heloisa e José Augusto

Leia mais:

Dicas para guardar as resoluções de ano novo

Não é recomendado o uso de sapatos para bebês recém-nascidos: entenda os motivos

Mãe desenvolve marca de roupas para crianças com autismo