O novo coronavírus tem se espalhado pelo mundo. Os governos têm determinado medidas preventivas para conter a contaminação, mas até as menores atitudes podem nos proteger. 

Para entender como evitar contrair a doença, é importante saber como ela é transmitida. O Covid-19 chega a uma pessoa saudável por meio do contato direto ou indireto com secreções respiratórias de um infectado. 

Isso significa que não só as gotículas de um indivíduo doente podem chegar a você por meio de uma tosse, por exemplo, como elas também podem se fixar em alguma superfície. A partir daí, você acaba encostando no local e quando leva sua mão ao rosto, pode acabar contraindo a doença

Sabendo da transmissão, agora você já sabe que a principal forma de prevenção é a higiene. Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 40 segundos e fazer uso de álcool em gel também repetidamente vão ajudar na situação.

Outra ação importante é o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) chamou de “Etiqueta de Tosse”: cobrir a boca e nariz com o cotovelo ao tossir ou espirrar, e não com as mãos, pois são elas que entram em contato com o mundo; usar lenços e descartá-los em seguida; e manter as mãos sempre limpas quando for encostá-las no rosto.

Considerando que o vírus pode sobreviver em superfícies, uma indicação de prevenção também é a de higienizar objetos que tocamos frequentemente. O celular, por exemplo, carrega diversos germes, limpá-lo pode te proteger tanto da nova doença quanto de outras já conhecidas. Maçanetas, controles remotos, computadores e até os brinquedos das crianças devem ser desinfetados com frequência. 

O uso de máscaras tem se tornado cada vez mais popular para evitar o contágio da doença. A OMS já confirmou que esse ato é desnecessário e não vai proteger uma pessoa saudável. As máscaras são recomendadas apenas para quem apresentar sintomas respiratórios, controlando a dispersão de gotículas. 

Profissionais da saúde também devem usá-las por terem contato frequente com casos suspeitos e confirmados do coronavírus. Quem estiver cuidando de alguém contaminado também se encaixa nesse perfil e deve tomar a mesma precaução.

Grandes aglomerações podem facilitar que o vírus se espalhe, são muitas pessoas entrando em contato o tempo todo. Por esse motivo, grandes eventos foram cancelados ou adiados no país. 

Portanto, como tem sido instruído no Brasil, faça o possível para não sair nas ruas. Escolas e Universidades suspenderam as aulas. Empresas em que há a possibilidade de home office estão permitindo que os funcionários trabalhem de casa. 

Para quem não tem essa opção e provavelmente ainda necessita utilizar transportes públicos, vale ressaltar novamente que a melhor maneira de se proteger é manter as mãos limpas. 


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

Estilo e segurança: arquiteto cria look que protege contra o coronavírus

Pai faz experiência científica para ensinar a filha a lavar as mãos e ideia viraliza

Dois em um: roupas de bebê prometem ser uma mão na roda na limpeza de casa