O mito de que todo brasileiro é apaixonado por samba cai por terra em fevereiro. Há quem passe o Réveillon já mirando nos confetes e nas serpentinas, mas tem quem queira distância do calor tumultuado dessa festa brasileiríssima. 

Para quem está no segundo grupo, uma dica perfeita para aproveitar o feriado prolongado com as crianças é a pacata praia de Cabo Polônio, no Uruguai. Aliás, o litoral do Uruguai figurou recentemente como destaque no jornal The New York Times como uma pérola de beleza e tranquilidade a ser descoberta.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

Para chegar lá é preciso enfrentar uma pequena trilha pelas dunas. Nada radical e tudo certo para levar as crianças a tiracolo. Há caminhões adaptados que levam os turistas do estacionamento mais próximo até a praia. E por que a calmaria nesse pequeno povoado litorâneo é mais que garantida? Bom, além de ser cercado pelas dunas que impedem o acesso massivo de turistas, Cabo Polônio não tem energia elétrica

Lá, a vida é simples: é lugar de correr livremente pela praia e pelos gramados que margeiam a areia, subir no farol que presenteia os turistas com uma vista panorâmica das praias locais e surpreender-se com a visita dos leões marinhos, que estiram-se nas pedras para tomar sol.

E muito embora os dias por lá tenham uma beleza de tirar o fôlego, talvez as maiores surpresas sejam reservadas pela noite. A ausência quase total de luz em terra torna o céu de Cabo Polônio uma espetáculo à parte. Além disso, a presença de fitoplânctons bioluminescentes na água do mar dá um brilho azulado impressionante às ondas. Esses seres microscópicos são bichinhos que brilham, como se fossem mini-vagalumes, mas que liberam a sua luz somente ao serem agitados. Por isso, acabam contornando as ondas que quebram na costa com um cintilado neon.

Levar dinheiro em espécie é fundamental, já que ninguém aceita cartão de crédito por lá e não há caixas eletrônicos disponíveis. Mas não se preocupe: as poucas pousadas, campings e hostels do povoado têm geradores para não faltar banho quente e energia para carregar celulares e outros dispositivos.

HOSPEDAGEM POR PERTO

Se você não quer se arriscar a ficar hospedado em um lugar tão rústico, pode optar por um hotel ou AirBnb na badalada Punta del Este (150km de distância) ou na charmosa La Pedrera, a cerca de 40km de distância, que oferece hotéis de charme e maior estrutura para a família. Aí a opção pode ser passear durante um dia por Cabo Polônio.