Por muito tempo, um bom preço e um produto com uma qualidade “aceitável” era o suficiente para conseguir manter o cliente por muito tempo, mas hoje em dia, os consumidores pedem muito mais do que simplesmente a venda. Para conseguir conquistar a confiança, as lojas precisam se esforçar e mostrar que fazem muito mais que vendas.
A pesquisa In Brands We Trust 2019 idealizada pela agência global de relações públicas Edelman mostra que cerca de 91% dos consumidores brasileiros afirmam que para confiar nas empresas precisam saber estar confiante de que eles farão o “fará o que é certo” em relação ao planeta. Essa a condição fica atrás da qualidade e custo-benefício que empatam em primeiro lugar com 92% no ranking das principais considerações feitas pelo consumidor.
“Cada vez mais, a sociedade confia na marca ou a boicota conforme seu comprometimento com questões de interesse público”, afirma Marcília Ursini, vice-presidente executiva da Edelman. Esse movimento, foi possível ser visto nas eleições ou em casos de polêmica como o supermercado onde um cachorro foi torturado. “Isso se intensificou nos último cinco anos, puxado principalmente pelo uso de redes sociais, que aumenta a troca de informações entre as pessoas”, esclareceu.
Não basta apenas dizer, tem que fazer! Os números também apontam que 63% dos brasileiros acreditam que toda marca tem a responsabilidade de se envolver em pelo menos uma questão social, mas infelizmente grande parte dos consumidores percebem que existem muitas promessas, mas poucas ações. Por isso, apenas 36% dos entrevistados confiam na maioria das marcas que consome.
Você também tem alguma regra na hora de decidir onde vai comprar?
Por: Izabel Gimenez, filha de Décio e Laura
Leia também:
13 mitos sobre a gravidez que toda mulher já escutou
Criança segue exemplo, não conselho
Usar diminutivo com seu filho pode afetar o aprendizado na infância