Educar um filho não é fácil. Mesmo que seu filho seja uma criança tranquila, pode ser que às vezes você seja surpreendido por um ataque de teimosia. Essas ações mostram parte da personalidade do seu filho e nem sempre é fácil lidar com elas, certo? A boa notícia é que apesar de ser uma missão que parece impossível, isso pode ser um sinal um futuro brilhante. Não entendeu? A gente te explica!
Especialistas da Associação Americana de Psicologia analisaram traços de personalidade, incluindo o desafio, os direitos e a consciência acadêmica de crianças de 9 a 12 anos de idade e esperaram por 40 anos para ver os resultados. Parece que aqueles que desafiavam os pais, que no caso eram autoridades, foi uma boa indicação já que foram esses que tiveram os melhores salários anos depois. Eita!
Vale lembrar que teimosia não é sinônimo de futuro bem-sucedido, ta? Os autores explicam que isso deve acontecer, pois as crianças que já trazem esse traço desde pequenos são mais competitivas na escola e atividades diárias, o que pode demonstrar um melhor desempenho e qualificação. Assim como se tornaram adultos mais exigentes! Você não precisa aceitar malcriação, mas criar novos desafios e desenvolver a autonomia do seu filho, pode ajudá-los.
Por: Izabel Gimenez, filha de Décio e Laura
Leia também:
Não é bagunça, é recomendação médica: criança precisa brincar
Crianças precisam de mais tempo na natureza
Prioridade da infância é brincar, não criar currículo, diz pediatra