Os óculos são uma peça que faz muita gente dependente e atualmente é sinônimo de moda e estilo. Antigamente crianças que usavam o adereço sofriam piadas e gozações dos colegas, porque era algo visto como feio, algo que deixava elas rotuladas de nerd ou apelidos desse tipo.

Hoje em dia é mais do que comum você ver crianças usando as armações coloridas e cheias de personalidade sem ter medo nenhum de julgamentos. A moda mudou muito ao longo dos anos, o que era considerado antiquado hoje é visto como peça que define estilo.

Acima de qualquer coisa, é importante ser algo que a criança goste pois ela vai usar com certa frequência. É legal que ela participe do processo de escolha e decisão da armação, assim como da cor e do formato das lentes. 

 Além disso, o que você deve levar em conta quando vai escolher um óculos para o seu filho é: 

Estilo da armação

A armação do óculos que satisfaz tudo o que as crianças precisam é aquela que tem o encaixe perfeito. Tendo isso em mente, é importante que a escolha seja baseada no formato do rosto. 

Uma coisa indispensável é ficar atento ao tamanho, não pense em comprar modelos muito grandes e nem muito pequenos. O ideal é que os olhos fiquem bem no centro da lente.

Uma coisa mais do que válida é abusar das cores da armação. Toda criança adora ficar super colorida, e além de que pode ajudar no processo de adaptação.

Conforto

Este ponto é de extrema importância. Vale lembrar que os pequenos que estão começando a usar óculos de grau ainda passam pelo processo de adaptação. Então, se optar por algo bonito e visual, mas que não seja confortável, ela não terá paciência de continuar usando. Por isso, quando for comprar a peça, deixe ela participar da escolha.

O material ideal do acessório para o público infantil é o acetato, porque ele se encaixa melhor ao rosto, é leve, confortável e tem uma boa durabilidade. Já os óculos de metal são mais recomendados para as crianças maiores, pois precisa de um cuidado maior. Para aqueles que são menores, é recomendável o uso de borrachas de silicone presas à haste, para que a criança tenha uma maior estabilidade.

Qualidade

Outra dica para dedicar um pouco da atenção é a qualidade do produto. Não coloque em risco a segurança da criança. Não pense em comprar óculos analisando apenas preço, é importante ver se o produto possui uma confiabilidade.

Não esqueça de que é muito importante levar seu filho em um oftalmologista sempre que tiver dúvidas nesse assunto. Aqui estão alguns modelos para se inspirar.


Um óculos no estilo redondo tem muito charme (Foto: reprodução/ Pinterest)



Os modelos transparentes com cores leves são uma tendência (Foto: reprodução/ Pinterest)

O modelo metalizado também é superestiloso (Foto: reprodução/ Pinterest)


Os óculos menores fazem um estilo mais minimalista (Foto: reprodução/ Pinterest)


O modelo metalizado também fica ótimo nas meninas (Foto: reprodução/ Pinterest)


Os modelos menores deixam o rosto mais à mostra (Foto: reprodução/ Pinterest)


Nem tão arredondado, nem quadrato, a mistura desses dois dá um ótimo resultado (Foto: reprodução/ Pinterest)


Os óculos mais triangulares valorizam os rostos mais finos (Foto: reprodução/ Pinterest)


Da para combinar a peça com outros acessórios como nesse caso, fica um arraso (Foto: reprodução/ Pinterest)



Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel

Leia também:

Moda pijama: pantufas para as crianças arrasarem no look da cabeça aos pés

Moda divertida: os meiões têm tudo a ver com as crianças

Criança pode usar maquiagem?