Muitas crianças chegam numa certa fase da infância e tem a vontade de pintar o cabelo. E os pais ficam em um embate na dúvida do que fazer. Aqui decidimos esclarecer as maiores dúvidas das famílias nesse momento.
A maior questão é se pode ou não pintar os fios. A maioria dos especialistas não recomenda fazer esse tipo de procedimento. Isso porque muitas delas tem os cabelos mais finos, frágeis e são mais favoráveis aos danos do que os dos adultos.
Além de danos que o cabelo pode sofrer a tintura pode fazer mal para a saúde da criança. Antes de usar qualquer tipo de química em uma criança é recomendado que faça um teste antes para prevenir qualquer tipo de alergia que a tinta possa causar.
Independente da vontade da criança, de mudar a aparência isso só deve acontecer com a permissão dos pais. São vocês que vão lidar com essa decisão é importante tomar cuidado com a saúde dos pequenos em primeiro lugar.
Além disso é mais do que importante usar produtos para crianças, não é aconselhado que elas usem xampu ou condicionador que os adultos usam, isso porque os compostos não são os mais indicados para o couro cabeludo infantil. Outro ponto muito necessário é ensinar os pequenos a lavar bem e massagear o couro cabeludo e os fios, é importante investir nessa educação desde pequenos.
Diversos cabeleireiros e médicos dizem que o ideal para fazer qualquer procedimento químico no cabelo é a partir dos 15 anos. Já que esses procedimentos podem gerar problemas que vão demorar para ser revertidos.
E em último caso, para não decepcionar as crianças use e abuse da criatividade. Vale a pena apostar em tintas que são ou de spray ou temporárias, para serem usadas em datas especiais ou nos aniversários, ou até mesmo em uma festa que seu filho tenha vontade. Afinal, essas podem ser removidas apenas com uma lavagem e não afetam o couro cabeludo dos pequenos.
Outra alternativa quando as crianças querem clarear os fios é usar xampus que são à base de camomila, esse tipo de produto vai ajudar a deixar os fios mais claros sem usar química nenhuma.
Mais uma vez vale lembrar que criança tem que ser criança e aproveitar cada segundo dessa fase. É o momento da vida em que você tem sinal aberto para se jogar no desconhecido sem medo de errar, de brincar até cair no sono sem hora para acordar, de sonhar o mais alto possível e acreditar que pode tornar realidade.
Mas como diz o ditado, tudo o que é bom dura pouco, e por isso é fundamental aproveitar cada segundo. Assim como as crianças, é importante que os pais não tenham pressa para que os filhos cresçam.
Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel
Leia também:
Criança precisa ser tratada como criança e aproveitar cada segundo dessa fase
Não basta dizer 'não', é preciso explicar o porquê
Criança segue exemplo, não conselho