Chiquita Costureira, é conhecida na sua cidade  em Cariacica, no Espírito Santo, e decidiu mudar o Natal de crianças que sonhavam em ter bonecas novinhas.

Francisca Monteiro Alves, tem 67 anos começou a reciclar algumas bonecas e ursos de pelúcia que iam as pessoas jogavam no lixo. Essa vontade apareceu na própria infância pobre que teve, ao lado dos seis irmãos em Aimoré, Minas Gerais. Ela conta que eles não tinham brinquedos no Natal para A Gazeta.

A mulher falou que apesar de ter costurado a vida toda, em 2016 que ela teve essa ideia de reformar bonecas. Depois de escutar uma amiga falar sobre a felicidade de crianças quando elas recebem brinquedos doados no Natal, ela percebeu que queria proporcionar essa alegria para as crianças também.



Essas são algumas das bonecas que Francisca já fez (Foto: reprodução/ Gazeta)

“Eu tinha muitos retalhos, arrumei algumas bonecas velhas, revirei até no lixo, consertei todas e doei 43 bonecas. Foi quando eu pude ver os sorrisos das crianças e decidi que faria isso sempre, cada ano em uma comunidade diferente. Em 2018, fiz 111”, falou.

“Já em 2019, consegui bonecas em condições péssimas. Acho que por conta de chuvas e alagamentos. Mas recuperei, mesmo as piores, e as deixei bem bonitas”, explicou.

Ao todo ela já reformou 200 bonecas e ursos de pelúcia só nesse ano. Aproximadamente mais de 30 já foram doados para crianças do bairro Soteco, que fica localizado em Vila Velha. “Ainda tenho 180 em casa, que serão entregues em Novo Horizonte, Cariacica”, contou com muita felicidade.


Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel

Leia também:

Não é bagunça, é recomendação médica: criança precisa brincar

Crianças precisam de mais tempo na natureza

Prioridade da infância é brincar, não criar currículo, diz pediatra