No final de julho deste ano, Marina Ruy Barbosa apresentou ao público a marca de roupas Ginger. Criada junto com a amiga, e agora sócia, Vanessa Ribeiro, a empresa tem como proposta unir moda, arte e sustentabilidade. Agora, chegam no mercado novas peças em edição limitada que terão todo o lucro revertido em prol da Amazônia. 

A coleção cápsula foi feita em parceria com a Casa do Rio, que possui projetos de desenvolvimento humano e territorial. São dois produtos sem gênero, um conjunto com calça e blusa, intitulados “Moletom Arara”. O tom azul dos itens é uma referência à biodiversidade da Floresta. 


O "Moletom Arara" terá todos os lucros revertidos para projeto na Amazônia (Reprodução/Instagram)

As peças foram produzidas com malha de fios 100% desfibrados da Dalila Têxtil, isso quer dizer que são resíduos de outras confecções têxteis. Esse tipo de trabalho funciona com uma separação manual por cor para depois transformar os resíduos em novos fios com a tonalidade desejada. O processo economiza água e corante. 

Para completar, o tecido dos moletons recebe acabamento antiviral. Segundo publicação da própria empresa, isso “diminui a hospedagem de vírus e reduz significativamente a infectividade viral e bacteriana”.


Marina Ruy Barbosa lança coleção cápsula em prol da Amazônia (Reprodução/Instagram)

O dinheiro arrecadado com as vendas vai ser direcionado a construção de um viveiro agroflorestal que terá mudas de espécies nativas da Amazônia. Além da coleção, o público pode ajudar no projeto comprando diretamente as plantas. 

“Comprando esta muda, você está colaborando com a construção do Viveiro Agroflorestal na Amazônia, que terá capacidade para produção de 3 mil mudas de espécies amazônicas para reflorestamento de áreas degradadas e enriquecimento dos canteiros agroflorestais”, afirma a Ginger.

No site oficial, é possível encontrar mais informações, escolher espécies e decidir a quantidade de itens que serão comprados para contribuir. Para cada muda doada, a loja de roupas promete dobrar a arrecadação até o valor limite de 10 mil reais.


A marca de Marina Ruy Barbosa busca ajudar projetos sociais (Reprodução/Instagram)

A marca ainda explica a relevância das mudas. “Todas as espécies disponíveis no site contêm propriedades alimentares, medicinais, cosméticas, artesanais, recomposição do solo, madeireiras, etc. Servirão para recompor a paisagem de uma das regiões mais ameaçadas da Amazônia.”

Em comunicado, Marina levantou também a questão social, dizendo que a iniciativa não só é positiva para o meio ambiente como para os moradores da área afetada, trazendo recursos inesgotáveis. 

“Escolhemos um projeto que beneficiasse tanto a floresta quanto as comunidades da região. Para nós também era importante ser uma fonte de ajuda renovável, que não encerrasse com a doação. Estamos ajudando a criar um projeto que garante recursos importantes e inesgotáveis, pensando sempre na educação e no empoderamento da população local”, disse a atriz.

Segundo ela, a Ginger sempre procura “apoiar e promover causas importantes para o nosso país”. Para acessar ao site e ajudar essa corrente sustentável, basta clicar aqui!


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

Como sua família pode praticar uma moda mais consciente

'Circulô': mães incentivam consumo consciente com serviço de aluguel de roupas para bebês

Projeto ensina sobre proteção do oceano e leva crianças para conhecer o mar