Sabe aquele velho ditado “um é pouco, dois é bom, mas três é demais”? Ele nunca foi tão verdadeiro! Ter um filho é uma grande responsabilidade e a rotina muda drasticamente, agora imagina esse número multiplicado por três? Pois é… Uma pesquisa divulgada pelo ‘Today’ mostrou que a mãe de 3 crianças chega a ser mais estressada que a de 1, 2 e até 4 crianças. Acredita?
Você não leu errado! Depois de passar pelo estresse do terceiro filho, a mulher começa a relaxar de novo. O nome disso e Efeito Duggar e, segundo a psiquiatra Janet Taylor, a partir de cerca quantidade de filhos a mãe atinge um nível crítico fazendo a vida parecer mais fácil, pois não existe espaço na cabeça dela para ser perfeccionista.
O estudo foi feito com 7.164 mães nos Estados Unidos desde 2013 a partir de uma escala de 1 a 10 para medir o estresse. A média dos Estados Unidos chegou a 8,5 e os principais motivos foram problemas financeiros, exigências em relação a casa e trabalho, por isso a rede de apoio é tão importante. Ao mesmo tempo que os pais ficam mais cansados, também existe o lado bom: “As famílias grandes normalmente têm apoio social. As crianças nunca ficam entediadas, têm alguém com quem brincar e obtêm independência logo no início”, explicou a especialista.
Por: Izabel Gimenez, filha de Décio e Laura
Leia também:
13 mitos sobre a gravidez que toda mulher já escutou
Criança segue exemplo, não conselho
Usar diminutivo com seu filho pode afetar o aprendizado na infância