O isolamento social é uma medida necessária para que a disseminação do novo coronavírus seja controlada e o menor número de pessoas possível seja contaminado pela doença. Como consequência dessa prevenção, muitas empresas adotaram o método de home office. Assim, os funcionários continuam trabalhando e ainda respeitam a quarentena.
Desde que essa nova rotina começou, pareceu ideal a oportunidade de trabalhar em casa. Cada um poderia determinar os próprios horários, poderia escolher as opções mais confortáveis e não teria que se preocupar com as roupas que deve vestir. Mas na verdade, o que criou tanta expectativa nos trabalhadores acabou os prejudicando.
A falta de organização e planejamento pode diminuir o seu rendimento. Nós estamos acostumados com uma rotina, funcionamos assim. Quando fica tudo misturado e confuso, nossa cabeça também fica. E uma das partes essenciais do cotidiano é parar em frente ao armário e escolher o look do dia. Ao seguir os passos padrões da rotina, o nosso cérebro entende que é hora de começar as obrigações.
Muitas empresas já permitem maior liberdade aos funcionários quanto ao dress code, pensando exatamente na ideia de que quem se sente bem, acaba funcionando melhor. Então, é claro que o conforto não precisa ser deixado de lado ao decidir quais peças de roupa usar, mas é necessário entender que, mesmo em casa, ainda é o período de trabalho e isso pode fazer a diferença na sua produtividade.
Para quem tem o hábito de se maquiar no cotidiano, vale seguir com a rotina. Mas que tal tentar uma maquiagem mais básica? Apenas um toque leve para criar uma impressão melhor e mais séria caso você precise aparecer em uma chamada de vídeo com colegas de trabalho ou até clientes. Assim, não perde o costume que já tinha, mas ainda tem a chance de se poupar. O mesmo vale para penteados, não há necessidade de nada super elaborado, mas o cabelo deve estar arrumado.
Agora, pensando no look completo do home office, o ideal é mesclar o conforto com o profissional. Todos nós acabamos criando significado para as roupas que usamos e sempre há algum tipo de associação por trás disso. A gente sabe que o pijama é aconchegante, mas ele pode remeter aos seus momentos de folga. Isso acaba afetando seu desempenho.
Escolha as peças de roupa que te lembram trabalho e seriedade, para que você mesmo se associe a essa ideia ao se vestir. Esqueça aquelas camisetas desleixadas que você costuma usar nos dias de descanso. Uma dica legal é imaginar que talvez aconteça uma chamada de vídeo inesperada, decida seu look de maneira que você esteja preparado para esse tipo de situação.
Quanto aos calçados, tudo bem não usar um salto ou sapato social. Mas se você se sentir mais profissional com algo do pé ao invés de descalço, vale usar. É sempre importante pensar nessa questão de que você mesmo relaciona suas peças de roupa ao comportamento que deve seguir. Portanto, se seu look te passar a ideia de trabalho, você sabe que está pronto para produzir bem e render no home office.
Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo
Leia também:
Máscaras de tecido: saiba a importância desse acessório que deve fazer parte do look diário
Cuidados com a roupa para evitar a contaminação por coronavírus
Outono/Inverno 2020: saiba quais são as tendências para o seu filho