Nexta sexta-feira (29), o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Brasil foi atualizado. São mais de 26 mil mortes e mais de 440 mil casos no país. Mas desde o início da pandemia, existem muitos aspectos relacionados à doença que as autoridades de saúde ainda não conseguiram explicar, incluindo o motivo de crianças não chegarem em estados graves. 

Entre as situações mais preocupantes de pacientes com Covid-19, a maioria são adultos e idosos, e pesquisadores procuravam uma razão para isso. Foi um ensaio da Jama, revista da Associação Americana de Medicina que pode ter solucionado a dúvida. 

Segundo o estudo, células no interior do nariz das crianças possuem menos receptores ECA-2 do que os adultos, o que significa que o vírus tem chances menores de entrar no organismo. Foram usadas 305 amostras de tecido nasal de pessoas entre 4 e 60 anos para que os pesquisadores conseguissem apontar essa diferença

Existem ainda outras possíveis justificativas para o contraste entre os casos infantis como, por exemplo, o contato frequente que as crianças têm com outros tipos de coronavírus. Mas próximos estudos devem confirmar se há outros motivos ou os receptores são a explicação completa.


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

Como deve ficar a rotina das crianças em época de coronavírus?

Menina pede que mãe faça máscara para proteger Fada do Dente de coronavírus

Coronavírus: 5 sinais de que a criança pode estar com falta de ar