Na maioria das vezes depois de ser mãe o tempo para algum hobby ou alguma outra atividade são substituídos pelas diversas tarefas que acompanham essa nova fase da vida. Não que isso seja uma coisa ruim, porque ser mãe é um processo que é repleto de amor e carinho. 

A rotina acaba ficando muito mais intensa, e mesmo tendo a licença maternidade, as mães passam a maior parte dos dias na correria, tendo muito pouco tempo para descansar ou até mesmo para se cuidar.

Uma pesquisa que foi encomendada pela empresa norte-americana Welch’s, e pode acabar ajudando as pessoas a compreenderem melhor a realidade da rotina de uma mãe. Nesse estudo, foram entrevistadas 2 mil mães e os resultados apontaram que elas chegam a trabalhar aproximadamente 98 horas por semana, o que dá uma média de 14 horas diárias, o que é quase o dobro de horas trabalhadas normalmente por um trabalhador, que é 8 horas por dia.

Fora isso, a rotina das mães é muito mais pesada pois, diferente dos trabalhadores comuns, elas não tem horas de folga, nem final de semana, e menos ainda horário de almoço.

As mães que foram ouvidas pelo estudo tinham filhos com idades entre 5 e 12 anos e começavam a jornada diária às 06:23h e finalizavam apenas às 20:31. "Os resultados do estudo mostram o quão difícil é ser mãe e a quantidade imensa de tarefas que isso envolve", afirmou Casey Lewis da Welch's, empresa que financiou o estudo.

A pesquisa também mostrou que 40% das mães sentem que as obrigações que parecem ser infinitas, e para quem já viveu essa fase sabe muito bem como as tarefas de casa e os cuidados com as crianças vão se acumulando rapidamente.


Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel

Leia também:

Esta pesquisa diz que celular antes de dormir não faz mal 

8 características das mães brasileiras segundo pesquisa do Google 

Pesquisa indica com qual idade as crianças usam mais aplicativos de celular