Zozibini Tunzi ganhou um dos prêmios mais importantes do mundo quando o assunto é beleza. A sul-africana foi a vencedora do Miss Universo desse ano e na hora de comemorar o prêmio ela fez um discurso para as crianças negras do mundo inteiro.

Antes mesmo de saber que era a vencedora, ela já havia falado: “Eu cresci em um mundo onde mulheres como eu, com a minha pele e o meu cabelo, nunca foram consideradas bonitas. Já chegou a hora de parar com isso. Eu quero que as crianças olhem para mim e vejam seus rostos refletidos no meu”.

Depois, ela publicou diversas fotos e continuou a comemoração. Zozibini postou uma foto com a coroa e fez uma legenda mais do que motivadora: “Esta noite uma porta foi aberta e eu não poderia estar mais agradecida por ter sido a pessoa que a atravessou. Que toda garotinha que testemunhou esse momento acredite para sempre no poder de seus sonhos e que eles possam ver seus rostos refletidos em mim”.

Zozibini fez questão de agradecer os pais pela criação e educação que teve. “Eu sou porque você é são. Vocês me deram vida, me criaram para ser a mulher que sou e para poder ficar em uma terra distante, orgulhosamente, sabendo onde estou enraizada e de onde venho. Vocês sacrificaram tanto e travaram batalhas que eu nem conheço, tudo para que pudéssemos ter todas as oportunidades que o Universo tem a oferecer. Sou eternamente grata e espero que vocês se orgulhem de mim todos os dias”.

A vitória dela teve direito a um discurso contra o racismo, que repercutiu entre diversas famosas brasileiras: Giovanna Ewbank, Taís Araújo e Érika Januza foram algumas das artistas que parabenizaram a conquista da sul-africana nas redes sociais. "Zozibini Tunzi mostra para tantas meninas, assim como a minha filha, que elas podem e serão o que quiserem ser! Em um período de tanto retrocesso é um alento termos uma mulher negra, de cabelo curto e naturalmente crespo reconhecida como a mais linda do mundo!! Ou melhor, do universo!", escreveu Giovanna.

Já Taís Araújo escreveu: "Termos novas estéticas celebradas faz com que milhares de meninas se enxerguem belas, potentes e capazes. Quem dera eu lá na infância tivesse uma referência mundial de beleza como Zozibini ou Leila Lopes, angolana vencedora do concurso em 2011. Fico feliz quando percebo essas pequenas evoluções, ainda que a conta-gotas. Aos poucos estamos construindo uma nova percepção de mundo".


Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel

Leia também:

Ame seus filhos de maneira única

Amor de mãe deixa criança mais inteligente

Amor paterno é fundamental para criar uma filha segura e feliz