A atriz Lupita Nyong’o, que é vencedora do Oscar de atriz coadjuvante pelo papel em “12 Anos de Escravidão” (2013) é a nova embaixadora da campanha Watch Hunger Stop (‘Assista a Fome Parar’ em português), que é uma iniciativa do estilista Michael Kors. “Me atraiu o fato do Michael usar algo com o qual nós interagimos o tempo todo, que é moda, para fazer a diferença. Ele decidiu fazer algo a partir do que conhece melhor e está dando o exemplo para todos”, disse Lupita.

Essa ação foi criada há 7 anos, e já doou quase 19 milhões de refeições para crianças em escolas no mundo e apoia o World Food Programme’s (WFP), da Organização das Nações Unidas. “Fome e pobreza não são levadas a sério, especialmente em países ricos como o Estados Unidos. É fácil não enxergar quem passa por esses problemas. A fome não é sexy. Uma em cada nove pessoas no mundo não sabe quando será sua próxima refeição. São cerca de 821 milhões de pessoas. É muita gente! Acabei de ler um livro com um poema que diz: ‘Não temos outro lugar para olhar que não seja para nossas mãos e podemos fazer tanto com elas!’”, falou a atriz durante um evento na ONU dia 21.

Lupita relembrou a infância e criação. “Caridade começa em casa. Eu fui educada para considerar a filantropia como sendo uma responsabilidade minha como ser humano. Via o exemplo dos meus pais e aprendi. Fui voluntária em uma instituição de crianças com HIV e em asilos. Sempre tive muita alegria em ajudar. Nunca foi um esforço. Estou animada para poder fazer isso com meus filhos”, afirmou.

Todos os anos, em outubro, a Michael Kors lança uma edição especial de produtos, onde 100% da renda é revertida para o programa Watch Hunger Stop. Além disso, os clientes podem fazer doações em dinheiro nas lojas ao redor do mundo. “Se você simplesmente tomar a decisão de não tomar um café de manhã e doar, isso chega tão longe! Especialmente quando você vê os resultados”, afirma Lupita.

De acordo com o estilista, com o valor de uma bolsa é possível alimentar 100 crianças. “Sou muito pragimático e gosto de ver resultados. Podemos arregaçar as mangas e fazer algo para resolver o problema da fome no mundo. Temos de fazer a diferença. É muito mais do que apenas entregar a comida. Estamos mudando o modo como as futuras gerações vão viver. Em muitos lugares, estamos conseguindo fazer com que meninas frequentem a escola”, completou o estilista.


Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel

Leia também:

Brechó: a moda sustentável que veio para ficar

Óculos de grau: o patinho feio que virou sinônimo de personalidade

Olho grego: amuleto que virou tendência nas passarelas