Nossos filhos estão crescendo e acabamos acumulando muitos livros na estante, devido à mudança de fases ao longo da infância. Por outro lado, muitas vezes procuramos um livro e não conseguimos encontrá-lo para vender. A minha filha, Donatella, tem apenas dois anos, mas já adora livros, com desenhos bem coloridos, apropriados para a fase de desenvolvimento dela. Uma boa saída para promover a circulação de livros usados é doar - e receber exemplares.

Pensando nessa atitude sustentável e super positiva, Matheus Alcova Gonçalves e Gustavo Feijó de Lima, alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no CEUNSP - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio -, desenvolveram o site Livro Sem Apego, com a finalidade de promover a doação de livros de forma fácil e dinâmica. 

O projeto serve de intermediário entre doadores de livros e as pessoas que desejam adquirir obras sem nenhum custo. Qualquer pessoa pode cadastrar livros que tenha interesse em doar, inserindo as informações sobre o exemplar no portal. O interessado em ficar com o livro entra em contato com o doador para combinar a logística de entrega. Eu adorei mais essa forma de poder passar livros antigos adiante e ter sempre coisas novas para escolher. Vai lá espiar.