Olha que legal! Uma escola no Tocantins, que serve de lar para quase 800 alunos de 7 a 17 anos, ganhou um prêmio espetacular. Como já havíamos falado aqui, o prêmio Riba International Prize (Royal Institute of British Architects), considerado um dos mais importantes da arquitetura, foi concedido ao designer Marcelo Rosenbaum, um dos idealizadores do projeto na Fazenda Canuanã, na zona rural de Formoso do Araguaia, a 320km de Palmas, no Tocantins.
A escola é feita com madeira reaproveitada, colocando em prática a sustentabilidade econômica e ambiental. Rosenbaum quis envolver toda comunidade local, fase por fase, mantendo vivos valores indígenas e passando uma sensação de pertencimento para as crianças em processo de amadurecimento. Lá, existem também espaços de convivência, como a sala de TV, sala de leitura, varandas, pátios e redários. Elementos para valorizar a ancestralidade e elevar a autoestima dos pequenos.
O Tocantins é uma das regiões mais quentes do Brasil. Por isso, o prédio tem paredes com frestas, que permitem a ventilação natural. Ou seja, na Aldeia das Crianças não existe ar-condicionado.
Além do Riba, a Aldeia das Crianças recebeu em fevereiro passado o prêmio de Arquitetura Educacional, entregue pela Building of the Year. O centro educacional feito por Rosenbaum em parceria com o Aleph Zero venceu outros 20 concorrentes de 16 países, entre eles Itália, Japão e Hungria.