As crianças já nasceram conectadas. Elas têm acesso a todo tipo e tamanho de telinhas, o que não impede que livros ainda façam sucesso entre as crianças. Especialmente se apresentados cedo - aos 2 anos ou ainda antes - e com regularidade. Ler toda noite antes de dormir, por exemplo, pode criar um hábito cultural e uma integração entre pais e filhos.
Levar livros nas férias, aproveitar para sentar na grama: criar momentos de leitura é essencial para que o seu filho aprenda a gostar de ler. Eu adoro passar esses momentos com a Donatella, quando as histórias que contamos levam para uma infinidade de mundos.
Selecionei algumas dicas para ler e desfrutar de grandes aventuras com os pequenos.
A incrível sombra de Jack - Sabe aquele amigo que parece adivinhar seu pensamento? Aquele que quando você está triste aparece fazendo alguma brincadeira? Quem tem um amigo desses faz de tudo para não perdê-lo. E Jack tinha: sua sombra. Mas até os melhores amigos podem ser irritantes, invasivos ou inoportunos. E sua sombra o chateou a ponto de Jack mandá-la para longe. Mas isso não parecia nada certo e então… Então só lendo este gostoso livro do americano Tom Percival, responsável por ilustrações e texto. Bom para crianças a partir dos 4 anos, melhor ainda para aquelas acima dos 6.
Olivia - Uma porquinha espevitada, questionadora, pouco paciente e muito inteligente. Essa é a adorável Olivia. Concebida pelo ilustrador e autor americano Ian Falconer, ela virou um sucesso instantâneo. Olivia enlouquece a família ao mesmo tempo em que é irresistível. Não muito diferente de várias crianças que conhecemos, por sinal. Com pouco texto, pouca cor e traços aparentemente simples, o livro retrata o dia a dia da porquinha. Delicioso para ser lido com crianças a partir dos 3 anos.
O Pequeno Nicolau - Se você quer um livro que ensine seu filho a se comportar direitinho e a obedecer sempre os mais velhos, passe longe da turma do Nicolau. Um dos seus amigos come sem parar, outro nunca acerta nada o que a professora pergunta e um terceiro vive exibindo o que ganhou do seu papai, rico. E todos eles adoram brigar e dar socos nos narizes alheios, para desespero dos adultos ao redor. Além de suas prosaicas aventuras, o mais divertido do livro é texto, irônico e com uma pitada de sarcasmo, que envolve as crianças.
Eu não quero dormir agora - Como é difícil pôr as crianças para dormir! A Lola, por exemplo, gosta de ficar acordada colorindo, rabiscando, colando, balançando, pulando e, mais do que tudo, tagarelando… Com muita paciência, Charlie vai convencê-la de que está mesmo na hora de ir para a cama. O livro ensina, de maneira divertida, às crianças a respeitarem os pais e a aceitarem e terem mais facilidade no momento de dormir. Indicado para todas as idades.