A imaginação é fundamental para as crianças. Ler e poder visualizar as histórias. Sempre que vou ler com a Donatella procuro criar com ela os personagens, os lugares, tornar tudo o mais real possível, para que ela possa se imaginar dentro da história. Além disso, a literatura é muito importante na fase de alfabetização dos pequenos. Confira uma seleção de livros que o site Catraquinha separou para ajudar nessa fase tão importante na vida dos nossos filhos.
Abecedários: assim que começam a reconhecer as letras e seus nomes, as crianças costumam relacionar palavras e textos conhecidos aos sons que começam a descobrir. Por isso, bons abecedários facilitam o seu reconhecimento e, quando bem explorados, tornam a leitura uma deliciosa brincadeira.
Contos de fadas: essas histórias fazem parte da cultura ocidental, sendo transmitidas de geração em geração desde as sociedades primitivas. Elas constituem um acervo a ser preservado e oferecido aos pequenos leitores para ampliar seu repertório, alimentando seu mundo simbólico.
Contos de acumulação: perfeitas para serem lidas em voz alta, essas histórias possuem um enredo que se repete, com novos personagens que surgem a todo momento sempre dispostos a resolver um problema.
Cantigas e parlendas: com musicalidade e ritmos marcantes, esses textos chamam a atenção para a sonoridade das palavras. Esses textos fazem parte do patrimônio cultural da infância e permitem uma aproximação entre pais e filhos que poderão relembrar e compartilhar suas brincadeiras.
Poemas: as crianças, segundo Drummond, são poetas por natureza. E quando começam a pensar sobre as palavras, seus sons e significados, brincam e jogam – a todo momento – com os textos que lêem e recitam. Por isso, para aqueles que estão começando a descobrir os mistérios da leitura e da escrita, livros de poemas são fundamentais.