Eu acredito que as crianças devem se criadas sabendo questionar. Afinal, essa é uma das formas pelas quais elas começam a compreender o mundo. Como os pequenos ainda não foram impactados por rótulos impostos pela sociedade, acho importante preservar a liberdade que eles têm de ver o mundo com seu próprio senso crítico.
No livro A Rule Is To Break: A Child's Guide to Anarchy (Uma regra é para ser quebrada - Guia anárquico para crianças), os autores John e Jana incentivam crianças e pais a abraçar a anarquia como parte dos valores da família. A ideia surgiu em 2011 da própria frustração do casal a partir do que presenciavam no mundo - e também por estarem cansados de livros com finais moralistas.
Observando seus próprios filhos, viram que era preciso questionar as regras desde a infância. Dessa forma, abriram um canal para que eles pudessem se expressar e, com responsabilidade, fazer escolhas que os transformassem em pessoas respeitosas e conscientes de seus papéis na sociedade.
Quebrar regras, para eles, era permitir e até mesmo incentivar que os filhos pulassem um banho, trocassem um dia na pré-escola por um passeio na praia ou até mesmo subissem mais alto na árvore. Com personagens doces e divertidos, frases curtas e ilustrações bem coloridas, o livro retrata um ambiente onde é permitido viver de forma mais livre, leve, confiante e colaborativa.
Em um momento em que vemos uma camada da sociedade bater o pé e chamar de opinião aquilo que é preconceito - e aqui estou falando de pais que ensinam aos filhos a intolerância à diversidade, em todos os seus aspectos -, nada melhor do que projetos informativos, diversificados, criativos e inspiradores para nos tirar da zona de conforto e fazer com que possamos enxergar o mundo por outras lentes.